A Toyota está desenvolvendo a nova Corolla Picape, que promete unir a confiabilidade do Corolla com a robustez de uma picape, oferecendo desempenho, design inovador e tecnologia moderna.
A Toyota movimenta o mercado automotivo brasileiro com a divulgação de novos detalhes sobre sua aguardada picape intermediária, conhecida provisoriamente como “Corolla picape”.
Apesar de ainda não ser um anúncio oficial, a novidade foi mencionada durante uma convenção com concessionários na última semana.
Executivos da marca revelaram o apelido do projeto, que sugere o parentesco da picape com a linha Corolla, composta atualmente pelo sedã médio e o SUV Corolla Cross.
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Contexto e Estratégia
A relação com o nome Corolla não é à toa. A linha é uma das mais bem-sucedidas da Toyota, tanto no Brasil quanto globalmente.
Com o apelido “Corolla picape” confirmado, a Toyota deixa clara sua intenção de vincular a nova picape ao sucesso dos irmãos sedã e SUV.
Na convenção, foi divulgado também que o lançamento da picape ocorrerá em 2027, um adiamento em relação ao cronograma inicial. O modelo será fabricado em Sorocaba, São Paulo, na mesma plataforma TNGA-C utilizada pelo Corolla e pelo Corolla Cross.
A Toyota pretende posicioná-la para competir com modelos como Fiat Toro, Ram Rampage, Ford Maverick e a futura Renault Niagara, que deve chegar ao Brasil em 2026.
Design e Estrutura
A base da nova picape será o Corolla Cross, compartilhando elementos como colunas A e B. Entretanto, a parte traseira será totalmente redesenhada, com um entre-eixos maior para acomodar a caçamba. A configuração de cabine será sempre dupla, atendendo à demanda do público por espaço interno e versatilidade.
O design busca unir robustez e sofisticação, alinhando-se à identidade visual da marca, já reconhecida por seu apelo tanto em mercados urbanos quanto rurais. Esse equilíbrio é fundamental para enfrentar concorrentes já consolidados no segmento.
Motorização Híbrida Avançada
Um dos maiores destaques do projeto 150D será sua motorização híbrida flex plug-in (PHEV), inédita na Toyota brasileira.
O sistema usará baterias de 13,6 kWh de íons de lítio, garantindo até 50 km de autonomia em modo 100% elétrico. Essa tecnologia já é vista no novo Prius e representa um salto em eficiência energética para o segmento.
O motor a combustão será o 2.0 Dynamic Force aspirado, com injeção variável e ciclo Atkinson, garantindo maior economia de combustível.
Em conjunto com um motor elétrico de 163 cv, a potência combinada será de 223 cv, com gasolina. Com etanol, os números podem ser ainda mais expressivos, destacando a versatilidade da motorização híbrida flex.
A transmissão será a e-CVT, que utiliza uma caixa transeixo com planetários, oferecendo uma experiência de condução suave e eficiente. Para as versões de entrada, a picape contará com o mesmo motor 2.0 em variante apenas flex, sem eletrificação, entregando até 175 cv de potência e torque de 20,8 kgfm com etanol.
Desenvolvimento Nacional
A “Corolla picape” é um projeto 100% desenvolvido no Brasil e faz parte do plano de investimentos de R$ 11 bilhões que a Toyota pretende aplicar no país até 2030. Além de impulsionar a economia local, a iniciativa reforça o compromisso da marca com a inovação e a sustentabilidade.
O mercado de picapes intermediárias está em plena expansão no Brasil, e a entrada da Toyota promete aquecer ainda mais a concorrência.
O foco em motorização híbrida flex plug-in é um diferencial estratégico, especialmente em um cenário onde a busca por alternativas sustentáveis cresce a cada dia.
Com um cronograma definido e tecnologias avançadas, a “Corolla picape” surge como uma promessa robusta para o segmento, consolidando a Toyota como protagonista no cenário automotivo nacional.
A produção no Brasil reforça o papel estratégico do mercado local para a marca, enquanto a associação com a família Corolla garante maior apelo comercial e identificação com o público.