A Hyundai acaba de anunciar seu novo carro elétrico, Ioniq 6, que promete ser um concorrente à altura do Tesla Model 3. Veículo entrega 580 km de autonomia e design futurista.
A Hyundai apresentou seu sedã elétrico chamado de Ioniq 6, que poderá concorrer lado a lado com o Tesla Model 3, carro elétrico que foi premiado como Carro Mundial do Ano. O modelo da marca sul-coreana conta com um estilo art déco e um visual chamativo, entretanto sua grande vantagem é oferecer uma experiência de condução surpreendentemente semelhante aos modelos a combustão.
Hyundai Ioniq 6 tem condução semelhante aos carros a gasolina
Enquanto a Tesla apostou na produção de carros elétricos rápidos, estilosos e interessantes, como o Tesla Model 3, a Hyundai optou por desenvolver um veículo que se parece com um carro comum, mas que é movido por energia elétrica.
Com um valor inicial na casa dos US$ 40 mil, o Hyundai Ioniq 6 possui uma autonomia de até 580 km e conta com recursos de carregamento rápido. O modelo conta com um visual futurista que lembra um filme de ficção científica, entretanto, sua dirigibilidade é muito semelhante a de um carro a gasolina. Este pode ser um grande diferencial para aqueles que buscam um carro elétrico sem muitas extravagâncias.
- Mitsubishi surpreende: novo híbrido no Brasil chega em 2025 com 302 cv, 86 km de autonomia elétrica e faz 27 km/l!
- Trocar a bateria de um carro elétrico será mais barato do que consertar um motor de combustão, revela estudo
- Honda lança nova moto no Brasil: baixa cilindrada, preço acessível e detalhes impressionantes tornam a ADV 160 uma grande promessa para 2024 no mercado brasileiro!
- 100% Nacional? Parece que não! Primeiro carro híbrido brasileiro será produzido na China! Empresa havia prometido 4 MIL empregos no Brasil
O modelo chega ao mercado para concorrer diretamente com o Tesla Model 3, e parece estar preparado para enfrentar este desafio. Com a alta demanda por modelos elétricos, a montadora da Coréia do Sul aposta em um modelo que possui estilo, praticidade e tecnologia.
O sedã é construído na mesma plataforma elétrica do Grupo Hyundai Motor que também alimenta outros modelos elétricos de alto desempenho, como o Genesis GV60, Kia EV6 GT e o Hyundai Ioniq 5.
Hyundai Ioniq 6 conta com várias versões
O concorrente do Tesla Model 3 possui uma bateria de 77,4 kWh e está sendo comercializado em opções de tração traseira ou tração integral de duplo motor. O modelo possui a maior autonomia da plataforma E-GMP.
A versão com tração traseira Ioniq 6 SE disponibiliza uma autonomia estimada pela EPA de 580 km, superando o veículo da Tesla. A versão com tração integral possui uma autonomia de 508 km. Já as versões SEL e Limited do Hyundai Ioniq contam com mais recursos de luxo, entretanto isso reduz a autonomia para 490 km e 434 km com tração integral.
Uma versão base da versão SE do carro elétrico com bateria de 53 kWh será lançada entre os meses de junho e setembro, no verão americano, com 149 cavalos de potência e uma autonomia que pode atingir até 386 km.
Características do novo carro elétrico da Hyuindai
A decisão de lançar um sedã elétrico é uma ótima mudança, visto que a maioria das montadoras está lançando SUVs elétricos. Carros menores, mais baixos e mais leves têm melhor desempenho e autonomia se comparado com os maiores. O Hyundai Ioniq 6 é uma ótima opção para aqueles que desejam mudar para um veículo elétrico sem deixar de lado o desempenho e o tamanho.
O design do Ioniq 6 tem como base nos clássicos streamliners dos anos 30 e conta com aerodinâmica melhor do que o Ioniq 5, com coeficiente de arrasto de 0,22 para maximizar a autonomia. O para-choque frontal conta com abas de ar ativas que se fecham para reduzir a resistência do ar e se abrem para maximizar o resfriamento.
O carro elétrico possui mais de 700 pixels em sua aparência e seu design tem recebido opiniões mistas, com alguns elogiando o visual e outros criticando a aparência da frente e sua capacidade do porta-malas.