MENU
Menu
Início Com apoio do SENAI, Stellantis cria projeto para conversão de veículos elétricos mirando na descarbonização

Com apoio do SENAI, Stellantis cria projeto para conversão de veículos elétricos mirando na descarbonização

20 de janeiro de 2023 às 00:04
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
O projeto visa oferecer uma solução sustentável que contribua para a descarbonização do setor de transportes no mundo. A Stellantis se uniu ao SENAI para desenvolver a tecnologia de conversão de veículos à combustão em veículos elétricos.
Foto: Stellantis

O projeto visa oferecer uma solução sustentável que contribua para a descarbonização do setor de transportes no mundo. A Stellantis se uniu ao SENAI para desenvolver a tecnologia de conversão de veículos à combustão em veículos elétricos.

Com o mercado de transportes cada vez mais próximo da descarbonização e eletrificação dos automóveis, diversas empresas investem no segmento. A companhia Stellantis é uma delas, que está com um projeto em parceria com o SENAI em desenvolvimento. A iniciativa visa a conversão de veículos à combustão em veículos elétricos, contribuindo para um futuro mais sustentável no setor de transportes. O projeto ainda conta com a parceria das empresas Weg e FuelTech para o seu desenvolvimento.

SENAI e Stellantis se unem para contribuir com a descarbonização dos transportes em novo projeto de conversão de veículos elétricos

Em uma parceria com o programa SENAI A3 da Rota 2030, a companhia Stellantis está desenvolvendo um projeto de conversão de veículos elétricos.

Artigos recomendados

A iniciativa visa a conversão de veículos comerciais leves novos e usados com motor a combustão interna para a propulsão com powertrain elétrico.

As empresas Weg e FuelTech também estão participando da iniciativa, que mira na descarbonização do setor de transportes nos próximos anos.

O objetivo principal das empresas é oferecer uma solução sustentável, de qualidade, que garanta a segurança na conversão dos veículos elétricos.

Com o projeto, a Stellantis dá mais um passo em direção ao avanço do seu plano estratégico Dare Forward 2030.

O plano possui como meta principal a neutralização das emissões de carbono até o ano de 2038.

Dessa forma, a empresa continua se destacando na busca pela descarbonização de suas operações, gradualmente caminhando para um futuro mais sustentável.

O projeto de conversão de veículos elétricos foi iniciado em parceria com o SENAI no ano de 2022, envolvendo os modelos utilitários Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid.

Atualmente, a iniciativa conta com a remoção do powertrain a combustão e instalação do kit de conversão e o conjunto de baterias.

Os testes desses carros serão em vias públicas para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes locais dos veículos.

Dessa forma, as companhias conseguirão verificar os principais problemas que podem aparecer na utilização dos veículos elétricos. Assim, a Stellantis busca minimizar os possíveis riscos.

Stellantis avança na busca por um futuro sustentável e pela descarbonização do setor de transportes

A companhia Stellantis já vem há alguns anos investindo em iniciativas sustentáveis para suas operações. No entanto, o projeto de conversão de veículos elétricos permitiu expandir ainda mais essas iniciativas. A empresa agora visa construir negócio sustentável e lucrativo que promova a economia circular nos mercados em que opera.

O diretor dos Programas e Planejamento de Produtos da Stellantis para a América do Sul, Breno Kamei, comentou sobre o projeto. Ele destacou que a iniciativa está sendo desenvolvida apenas em frotas de veículos comerciais, mas a intenção é expandir para outros modelos.

Dessa forma, a descarbonização no setor de transportes poderá se tornar algo acessível ao longo dos próximos anos.

Já o gerente de Operações do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, Leonardo Oliveira, destacou: “Para o SENAI, o projeto representa excelente oportunidade para desenvolver competências, de forma a contribuir, cada vez mais, para a evolução das tecnologias voltadas para o processo de descarbonização da economia, para a sustentabilidade e economia circular.”

Agora, a Stellantis continuará com seus esforços e testes para garantir o melhor resultado do projeto de descarbonização e conversão de veículos elétricos com o SENAI.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR