1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Com 440 anos e montanha-russa de madeira de mais de 80 anos, este parque na Dinamarca segue firme como o parque de diversões mais antigo do mundo
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Com 440 anos e montanha-russa de madeira de mais de 80 anos, este parque na Dinamarca segue firme como o parque de diversões mais antigo do mundo

Publicado em 22/03/2026 às 13:28
Atualizado em 22/03/2026 às 13:30
Assista o vídeoParque de diversões, Bakken
Imagem: Ilustração
  • Reação
6 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

A 10 minutos de Copenhague, o Bakken soma 440 anos, entrada gratuita, atrações históricas e reforça a tradição europeia dos parques centenários

O Bakken, no bosque de Dyrehaven, a 10 minutos de carro de Copenhague, é o parque de diversões mais antigo do mundo. Com 440 anos, 32 atrações mecânicas e 35 jogos, o local atrai muitos visitantes.

Bakken mantém tradição

A capital da Dinamarca abriga um parque de diversões que resiste ao tempo e à modernidade. O Bakken encanta adultos e crianças com brinquedos, jogos, comida e shows.

O parque surgiu quando a região ficou conhecida pelas propriedades curativas de suas águas. Com a fama do local, artistas e vendedores ambulantes passaram a vender produtos e entreter quem circulava por ali.

Assista o vídeo
https://youtu.be/tNyobeoFQg8?si=d2WhtpUieE_VyM6Z

Hoje, o Bakken reúne 32 atrações mecânicas e 35 jogos. No espaço, brinquedos antigos convivem com atrações modernas, mantendo memória de outras gerações e opções voltadas ao público atual.

Entre os destaques está uma montanha-russa de madeira, com mais de 80 anos, que ainda funciona. Nesse parque de diversões, história e nostalgia seguem ao lado de estruturas recentes.

A entrada é gratuita, e cada pessoa paga apenas pelas atrações que quiser usar. Também existe a opção de comprar um passe para todas as atrações por cerca de 36 dólares, cerca de R$ 180 por pessoa.

Além dos brinquedos, o parque de diversões reúne barraquinhas de comida, bares e música. Essas atrações dividem a atenção dos visitantes, principalmente no verão.

Europa reúne parques centenários

A Europa abriga parques de diversões antigos. São espaços que carregam séculos de história e sobreviveram à Grande Depressão e às duas guerras mundiais.

Nesses parques, atrações como carrinho bate-bate, trem fantasma e carrossel continuam funcionando. São experiências que fizeram parte da vida de adultos europeus e seguem presentes para novas gerações.

Walt Disney viajou à Europa, nos anos 1950, para conhecer parques europeus. Eles serviram de inspiração para a criação da Disneyland, nos Estados Unidos.

Tivoli Gardens segue entre os mais antigos

Na Dinamarca, o Tivoli Gardens é o segundo parque de diversões mais antigo do mundo. No centro de Copenhague, perto da prefeitura, o espaço surgiu em 1843 por iniciativa de Georg Carstensen.

Carstensen convenceu o rei Cristian 8º a usar os jardins para instalar o parque. A proposta era manter a população distraída, estratégia descrita no material como a velha política do pão e circo.

O Tivoli reúne brinquedos, lago, shows e fogos de artifício em dias especiais. Uma área inspirada na cultura chinesa se destaca à noite com milhares de luzes acesas.

Outros parques históricos permanecem ativos

Na Inglaterra, o Blackgang Chine, inaugurado em 1843, é o parque de atrações mais antigo do país. A primeira atração exibida foi um esqueleto completo de baleia, preservado no local até hoje.

Na Ilha de Wight, o parque também reúne cidade de faroeste, castelos e um barco pirata. O conjunto ajuda a manter viva a proposta histórica do espaço inglês.

Em Viena, o Prater surgiu em uma área usada para caça de animais em 1766 e virou parque de entretenimento em 1895. Sua roda-gigante de 65 metros é a mais antiga do mundo.

Na Primeira Guerra Mundial, a roda-gigante ficou dois anos sem funcionar. Na Segunda, pegou fogo e perdeu parte da estrutura. Das 30 cabines originais, apenas 15 voltaram a ser instaldaas.

Na Espanha, o Tibidabo, inaugurado em 1901, sobreviveu à Guerra Civil Espanhola. Construído na montanha de mesmo nome, em Barcelona, o parque oferece vista da capital da Catalunha e do mar.

O acesso pode ser feito por funicular. O destaque continua sendo um avião vermelho, réplica da primeira aeronave que fez o trajeto Barcelona-Madri em 1927, com giros de 360 graus e simuldaor de voo.

Com informações de UOL.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Romário Pereira de Carvalho

Já publiquei milhares de matérias em portais reconhecidos, sempre com foco em conteúdo informativo, direto e com valor para o leitor. Fique à vontade para enviar sugestões ou perguntas

Compartilhar em aplicativos
Ir para o vídeo em destaque
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x