Claro inaugura a maior usina movida a biogás do Brasil, com capacidade de abastecer mais 2.991 unidades da empresa

Valdemar Medeiros
por
-
18-06-2021 12:32:24
em Energia Renovável
Claro - usina - biogás - empresa Montagem da usina de biogás da Claro. – créditos: m,inhaoperadora

Contribuindo com a sustentabilidade, a Claro inaugurou a maior usina de biogás, localizada em Nova Iguaçu (RJ), que tem capacidade de produzir 4,65 MW de energia.

A Claro inaugurou a maior usina em operação na modalidade de Geração Distribuída (GD) do país, em Nova Iguaçu (RJ). A usina é movida a biogás e tem capacidade para gerar cerca de 4,65 MW de energia.

Leia também

Conheça a usina de biogás da Claro

Construída pela RZK Energia, empresa do Grupo Rezek, a usina promete abastecer 2.991 unidades da Claro, entre datacenters, torres de telefonia e outras estruturas operacionais da operadora. Com 700 metros quadrados e com uma baixa emissão de ruído, a usina de biogás possui um centro de geração formada por um conjunto de quatro motores elétricos, que são ligados ao aterro municipal da cidade, através de dutos.

O aterro de Nova Iguaçu recebe, por dia, 4.500 toneladas de resíduos de diversos municípios da Baixada Fluminense. Além de reduzir os custos de reciclagem de lixo, a usina de biogás da Claro evitará que gases sejam emitidos na atmosfera.

A estimativa é que, durante as operações de queima de biogás feitos pela usina, sejam reduzidos mais de 15.000 toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao plantio de 122 árvores.

A usina da Claro reduz custos e diminui ainda mais o índice de co2

A unidade de Nova Iguaçu terá sua operação no formato de Geração Distribuída (GD). Nesse Modelo, a produção de energia é feita próximo de onde será consumida, reduzindo os custos e evitando perdas que seriam causadas pelas linhas de transmissão, fazendo com que a conta final seja mais barata para os consumidores.

O investimento da claro também contribuiu com a geração de vagas de emprego e geração de renda. Ao total, mais de 100 pessoas se envolveram de forma direta ou indireta no processo de elaboração, construção e operação da unidade de biogás.

Programa energético da Claro

O investimento faz parte do Programa Energético da Claro, que foi lançado em 2017. O programa propõe o uso de fontes de energia renováveis e ações de proteção ao ambiente em todas as atividades e instalações da operadora no Brasil.

No ano passado, o programa alcançou 40% de geração de energia própria em unidades de baixa tensão. Além da utilização do biogás, os projetos também pretendem utilizar energia solar, hidrelétrica e cogeração qualificada em todas as concessionárias de energia elétrica e, também inclui ações de veículos elétricos.

Hamilton Ricardo Pereira da Silva, diretor de Infraestrutura da Claro, em um comunicado, afirmou que a operadora tem o compromisso de reduzir a emissão de gases e lutar contra as mudanças climáticas. Ele afirma que a empresa está focada em se tornar autossuficiente em energia que vem de uma fonte limpa.  

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.