1. Início
  2. / Economia
  3. / Cidade do interior pode receber maior fabricante de trens do mundo, diz Tarcísio; empregos e economia turbinada à vista
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 27 comentários

Cidade do interior pode receber maior fabricante de trens do mundo, diz Tarcísio; empregos e economia turbinada à vista

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 12/02/2025 às 15:23
Araraquara pode receber fábrica da CRRC, maior fabricante de trens do mundo, gerando empregos e impulsionando o setor ferroviário local.
Araraquara pode receber fábrica da CRRC, maior fabricante de trens do mundo, gerando empregos e impulsionando o setor ferroviário local.

Cidade de Araraquara, em São Paulo, está cotada para abrigar uma fábrica da CRRC, gigante chinesa e maior fabricante de trens do mundo. O investimento promete gerar centenas de empregos, revitalizar a economia local e transformar a região em um polo estratégico da indústria ferroviária, atendendo às crescentes demandas do setor no Brasil e na América Latina.

No coração do estado de São Paulo, uma cidade conhecida por sua forte ligação com as ferrovias pode estar prestes a vivenciar uma transformação significativa.

Recentemente, discussões nos altos escalões do governo estadual sugerem que Araraquara poderá se tornar o novo lar de uma gigante da indústria ferroviária mundial. Mas o que estaria motivando essa movimentação estratégica no setor de transportes?

Araraquara pode receber fábrica da CRRC, maior fabricante de trens do mundo

Durante uma entrevista ao programa Conexão Paulista, da Assembleia Legislativa, o governador Tarcísio de Freitas revelou que a CRRC, renomada fabricante chinesa de trens, está avaliando a instalação de uma unidade fabril em Araraquara.

A empresa, que já venceu licitações importantes no estado, como o fornecimento de trens para o Trem Intercidades (TIC) São Paulo-Campinas e para a Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, busca atender à crescente demanda do mercado ferroviário brasileiro.

A escolha de Araraquara não é aleatória.

A cidade possui uma infraestrutura ferroviária robusta e uma localização estratégica, próxima à Rodovia Washington Luís (SP-364) e a linhas férreas operadas pela Rumo Logística, facilitando o escoamento da produção.

Além disso, a CRRC considera aproveitar as instalações da antiga IESA, empresa que fornecia trens para o Metrô e a CPTM e que atualmente está em recuperação judicial.

Essa estratégia permitiria à CRRC iniciar operações rapidamente, necessitando apenas de adaptações e modernizações na planta existente.

Impacto econômico e geração de empregos

A possível instalação da fábrica da CRRC em Araraquara promete impulsionar a economia local.

Espera-se a criação de centenas de empregos diretos e indiretos, desde posições na linha de produção até oportunidades em setores de suporte e logística.

A movimentação também deve atrair fornecedores e prestadores de serviços, fortalecendo a cadeia produtiva regional.

O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância desse investimento para o estado: “Vamos fazer ferrovia em São Paulo. Vamos fazer locomotiva, vamos fazer trem de passageiro em São Paulo. É isso que faz a roda girar.”

Concorrência no mercado ferroviário latino-americano

A entrada da CRRC no mercado brasileiro não apenas reforça a presença da empresa na América Latina, mas também intensifica a concorrência no setor ferroviário.

Com produtos de alta qualidade e preços competitivos, a CRRC coloca pressão sobre empresas tradicionais como Alstom, CAF, Hyundai e Marcopolo, que terão que se adaptar para manter sua participação no mercado.

A instalação de uma unidade de produção no Brasil permitirá à CRRC atender de forma mais eficiente às demandas locais e regionais, além de reduzir custos logísticos e prazos de entrega.

Isso pode resultar em ofertas mais atrativas em futuras licitações ferroviárias em países vizinhos, consolidando a posição da empresa como líder no setor.

Araraquara: um novo polo ferroviário?

Com a possível chegada da CRRC, Araraquara tem o potencial de se tornar um importante polo ferroviário no Brasil.

A cidade já abriga a Hyundai Rotem, que investiu R$ 120 milhões em uma fábrica local destinada a atender o Brasil e a América Latina.

Embora a unidade tenha reduzido suas operações devido à queda nas encomendas, a presença de duas gigantes do setor poderia revitalizar a indústria ferroviária na região.

A sinergia entre essas empresas pode fomentar o desenvolvimento tecnológico, a capacitação de mão de obra especializada e a criação de um ecossistema favorável à inovação no transporte sobre trilhos.

Além disso, a localização estratégica de Araraquara facilita a distribuição de produtos para diversos mercados, tanto no Brasil quanto no exterior.

Próximos passos e expectativas

As negociações entre o governo estadual e a CRRC estão em andamento, e os próximos meses serão decisivos para confirmar a instalação da fábrica em Araraquara.

A concretização desse projeto representaria um marco para a cidade e para o setor ferroviário brasileiro, sinalizando um novo capítulo de desenvolvimento e modernização na infraestrutura de transportes do país.

Enquanto isso, a comunidade local aguarda com expectativa os desdobramentos dessa possível parceria, que promete trazer progresso econômico e tecnológico para a região.

A chegada da CRRC pode ser o impulso necessário para que Araraquara reassuma seu papel de destaque no cenário ferroviário nacional.

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
93 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
27 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Marcelo Leal
Marcelo Leal
13/02/2025 03:27

Araraquara é uma grande cidade e toda aquela região merece essa geração de empregos!

Silva
Silva
13/02/2025 10:30

Se fosse ao contrário, empresa do Brasil entraria na china para concorrer com as da China ?

Silva
Silva
13/02/2025 10:37

O Brasil deve incentivar a escola para que jovens promovam nascimento de empresas aqui, e estas concorram com outras em outros países.

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x