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China se mostra à frente na indústria automotiva e apresenta novo motor movido a amônia, prometendo superar o hidrogênio na corrida energética!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 21/12/2024 às 11:37
novo motor movido a amônia
Foto: Reprodução/ Youtube

China quer superar gigantes da indústria automotiva e apresenta novo motor movido a amônia que entrega até 120 kW. Entenda como funciona este novo propulsor e seus benefícios para o meio ambiente.

China pode revolucionar com motor a amônia, prometendo nova era na indústria automotiva:
Em uma busca contínua por alternativas energéticas mais sustentáveis, a China deu um passo significativo com a criação de um novo motor movido a amônia. Esta inovação, revelada pelo Guangzhou Automobile Group Co. (GAC) durante o Tech Day 2024, promete marcar uma virada na indústria automotiva. De acordo com a Bloomberg, o motor de 2.0 litros foi projetado para queimar amônia líquida de forma eficiente e segura, apresentando-se como uma solução viável para reduzir as emissões de carbono e promover um futuro mais verde.

Novo motor movido a amônia da China entrega 120 kW

Esta inovação promete uma redução de até 90% nas emissões de carbono se comparado com os combustíveis fósseis tradicionais. Historicamente, a amônia é usada em vários setores, principalmente como fertilizante agrícola, contudo, sua aplicação como combustível em veículos é relativamente recente.

O novo motor movido a amônia da GAC em parceria com a Toyota não é pioneiro nessa frente, visto que há uma década, pesquisadores do Instituto Coreano de Pesquisa de Energia já haviam testado o AmVeh, um carro que atuava com uma mistura de 70% de amônia e 30% de gasolina, reduzindo as emissões de CO2 em 70%. Contudo, a GAC agora explora a potência da amônia pura como combustível na indústria automotiva.

O motor apresenta uma potência de 120 kW (161 hp) e, embora ainda produza um pouco de dióxido de carbono, a emissão é drasticamente reduzida. Este novo motor movido a amônia da China chega em um momento extremamente crucial, dado que a amônia pode ser produzida de forma mais limpa do que outros combustíveis e transportada com mais eficiência. Contudo, a manipulação da amônia exige cuidados devido à sua natureza corrosiva e perigosa para seres humanos e o meio ambiente.

China aposta na queima direta da amônia líquida 

Outras iniciativas na indústria automotiva estão explorando a desintegração da amônia em hidrogênio e nitrogênio, utilizando células de combustível para produzir energia elétrica, enquanto outras se concentram em motores a combustão modificados. A estratégia da GAC, contudo, aposta na queima direta de amônia líquida. 

A transição para a amônia como combustível na indústria automotiva não apenas envolve a inovação no design do novo motor. É necessária a construção de uma infraestrutura robusta para produção, armazenamento e distribuição de amônia. Este desafio logístico é amplificado pela necessidade de garantir a segurança no transporte e armazenamento deste combustível altamente volátil.

A aposta da China com este novo motor movido a amônia como substituto ao hidrogênio e combustíveis fósseis reflete a mudança de paradigma na busca por soluções energéticas sustentáveis.

Enquanto o mercado global de hidrogênio continua crescendo, previsto para superar os 200 bilhões de dólares até 2025 segundo a CAS, a amônia emerge como um competidor viável com potencial para redefinir as normas de emissões e eficiência energética no setor de transportes.

Amônia pode marcar uma virada na indústria automotiva rumo à sustentabilidade

O desenvolvimento e implementação de tecnologias como o novo motor movido a amônia da China são essenciais para atingir reduções significativas nas emissões de carbono. Este avanço tecnológico, juntamente com o compromisso em construir a infraestrutura necessária, poderá ser um marco na jornada global rumo a um futuro mais sustentável.

A inovação contínua e a colaboração entre setores comercial, acadêmico e governamental serão fundamentais para o sucesso desta transição energética. Um fato interessante é que a amônia é um gás incolor, tóxico e de odor forte e desagradável. Apresenta geometria piramidal, além de ser o gás mais solúvel em água que se conhece justamente pela formação de ligações de hidrogênio.

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MM.
MM.
21/12/2024 18:08

E os produtores do petróleo como ficam? Há Fazer o asfalto, o gás e seus outros derivados? Sim pode haver concorrência, mas seria está honesta e sustentável para todos os derivados do Petróleo?

Dudu
Dudu
21/12/2024 20:51

Adicionei

Acastro
Acastro
21/12/2024 21:16

É interessante que as pesquisas continuem, já que um vazamento de amônia pode causar uma tragédia. A amônia agride as mucosas sufocando a pessoa com uma respirada.

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
21/12/2024 23:26

A Toyota tambem anunciou no passado um motor movido a amonia, mas ao que se sabe nunca saiu do papel.

A amonia tem um pessimo odor, apesar de produzir menos dioxido de carbono, produz varios compostos poluentes quando queimada, alem de ainda precisar da implantacao de toda uma rede de distribuicao e abastecimento.

Num motor de combustao interna que queima amonia ou qualquer outro tipo de combustivel, o rendimento inferior a 40%, nao esta nem proximo do rendimento de um motor eletrico.

Continua uma maquina ineficiente, necessitando troca de oleo, troca de filtros, troca de velas, troca de correias, troca de liquido arrefecedor, continua tendo que usar bomba de agua, bomba de combustivel, caixa de cambio, conversor de torque ou embreagem……., a mesma “geringonca” de sempre, cheia de pecas moveis em permanente atrito que necessita muita manutencao preventiva, e que ja deveria estar num museu.!.!.!

Luis Drumond
Luis Drumond
Em resposta a  Paulo Cardoso
22/12/2024 06:15

Falou tudo, entramos na era do Elétrico, depois chegaremos nos Motores de Plasma .

Daniel Alves
Daniel Alves
Em resposta a  Luis Drumond
22/12/2024 08:28

A “Era elétrica ” é muito mais antiga do que pensa amigo, ja deu errado no passado e com certeza vai dar agora.

Aurelino
Aurelino
Em resposta a  Luis Drumond
27/12/2024 04:11

Carros elétricos exigem eletricidade e onde achar suas fontes. Aqui no Brasil, a principal é mais barata fonte é o sol, que infelizmente já foi privatizado…. tente fazer uma micro usina solar e ligar na rede… verão após ligar, a existência de 2 outros sócios. Aqui, só off gripe. Isso quebra todo potencial do país

Eneas
Eneas
Em resposta a  Paulo Cardoso
22/12/2024 09:18

Faltou a comparação com o hidrogênio. Quais as vantagens e desvantagens?

Rubens
Rubens
Em resposta a  Paulo Cardoso
22/12/2024 15:01

Concordo! Sem falar que produto chinês tem tempo limitadíssimo em termos de durabilidade. Eles formaram a economia deles nisso; que brou joga fora e compra outro. Jamais pensam no meio ambiente e sim no bolso deles!

Anderson Antunes
Anderson Antunes
Em resposta a  Rubens
23/12/2024 12:58

Se fossemos usar o rigor brasileiro, sua fala é preconceituosa. Em qualquer lugar do mundo temos bons produtos, o brasileiro vai a China e compra o pior possível para revender aqui, visando um custo competitivo. Porém, a título de conhecimento, seu IPHONE é fabricado na China, este presta?

Marcos tederr
Marcos tederr
Em resposta a  Anderson Antunes
24/12/2024 14:38

Perfeita colocação, Antunes!

Aurelino
Aurelino
Em resposta a  Paulo Cardoso
27/12/2024 04:04

Amônia não tem a menor chance. É coisa de ****. Em Cubatão tem fábrica de Amônia e já houve um grande acidente lá. Sim! Amônia custa caro para produzir e tem slto risco

BONATO
BONATO
22/12/2024 06:37

MAGNÍFICO.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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