Menu
Início Chefão da Ford anuncia interesse em ressuscitar três carros populares mais amados do Brasil: Ford KA, Fiesta e Focus!

Chefão da Ford anuncia interesse em ressuscitar três carros populares mais amados do Brasil: Ford KA, Fiesta e Focus!

8 de maio de 2024 às 21:18
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Ford KA, Fiesta e Focus podem voltar ao mercado automotivo
Foto: CANVA/Reprodução TV Foco

Ford planeja retomar a produção de seus carros populares no Brasil, indicando um possível retorno do Ford Ka, Fiesta e Focus.

Atualmente, é bastante comum encontrar carros populares como o Ford Ka, Fiesta e Focus nas ruas, independentemente de sua geração. Essa popularidade se deve ao fato de serem veículos atemporais, conhecidos por seus motores confiáveis, manutenção acessível e, quando bem cuidados, apresentarem poucos problemas. Essas características fazem deles escolhas duradouras para motoristas de diferentes perfis. Reconhecendo essa popularidade contínua, o CEO da Ford expressou interesse em relançar esses modelos no mercado, visando revitalizar a presença da marca e continuar a atender à demanda por carros acessíveis e eficientes.

Montadora americana planeja o retorno do Ford KA, Fiesta e Focus?

Desde que saiu do Brasil, ficou muito difícil ter um bom carro da Ford, primeiro por comprar ele usado, principalmente nessas três opções, depois encontrar peças boas caso seja necessário fazer revisão. Contudo, uma boa notícia pode colocar esses carros populares de volta às ruas do Brasil.

Artigos recomendados

Segundo informações do Portal Auto+, o Ford KA se aposentou em 2021, o Fusion “bateu as botas” em 2022, e no último ano foi a vez do Fiesta, enquanto o Focus já pegou sua ficha de atendimento do INSS. Parecia que o futuro da marca seria formado apenas por SUVs, picapes e Mustang. Contudo, essa realidade pode mudar.

Em entrevista, o chefe da Ford na Europa, Martin Sander, afirmou que a marca definitivamente está pensando em voltar a fazer carros populares que não são SUVs e picapes.

Ao ser questionado se a Ford traria o retorno de carros como Ford KA, Fiesta e Focus, o executivo afirmou: “eu acredito que sim”. Complementando sua fala, Martin relatou que há valores os quais tornaram a marca bem sucedida nos últimos anos, como a qualidade sólida e o forte custo-benefício.

Esse é o valor fundamental básico da Ford globalmente. O executivo destacou ainda que a Ford não voltará à corrida por volume apenas para alcançar um certo número ou estar em todos os segmentos. 

Ford pode retornar com carros populares, mas na versão elétrica

Portanto, mesmo que a Ford decida reintroduzir modelos populares como o Ka, Fiesta e Focus, é crucial que esses carros se concentrem em segmentos rentáveis e alinhados com a estratégia da marca.

A popularidade de modelos compactos elétricos, como o BYD Dolphin na Europa, pode ter inspirado a Ford a considerar o desenvolvimento de um compacto elétrico utilizando a plataforma da Volkswagen. Essa colaboração com a marca alemã reflete uma adaptação estratégica ao crescente mercado de veículos elétricos, visando combinar eficiência com inovação tecnológica.

A citação à marca alemã se deve ao fato de que a Ford e Volkswagen possuem um acordo para desenvolvimento conjunto de modelos.

A nova Ranger e o Amarok foram desenvolvidas juntas, enquanto o novo Explorer EV não passa de um ID.4 com logo oval e visual diferente. Haverá ainda o Capri, um SUV cupê da Ford com base no ID.5, que é o ID.4 cupê.

Ford volta atrás em algumas decisões

Após fechar fábricas no mundo inteiro, e sair de alguns mercados e até mesmo desistir de vários segmentos, a marca está voltando atrás com algumas decisões. A prova disso é que a empresa cogita o retorno do Ford Ka, Fiesta e Focus na Europa. Contudo, agora, está preparando as malas para voltar à Índia, depois de abandoná-la em 2021.

Juntamente com o fechamento das fábricas no Brasil durante a pandemia, a Ford Índia fechou as portas totalmente por lá. Foi uma estratégia diferente do nosso país, onde a marca reduziu o número de concessionárias, mas passou a atuar como importadora. Atualmente, inclusive, tem muito mais lucro do que antes e voltou a expandir a rede.

Contudo, agora a Ford deseja voltar ao mercado indiano, só que com uma operação mais modesta do que antes. Ao invés de lutar por mercado de massa e volume, como antes quando fazia Ka e EcoSport localmente, a marca vai apostar na sua maior estrela: a Ranger.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x