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Carro movido a água promete revolução na indústria automotiva

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 30/12/2022 às 23:48
Carro elétrico sem bateria e movido a água chega ao mercado com autonomia de 1.930 km e vai de 0 a 100 em menos de 3 segundos
Foto: Divulgação/nanoFlowcell

Conheça o carro elétrico sem bateria que vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos. Além de sua alta velocidade, o carro movido a água conta com uma autonomia de quase 2 mil km.

A britânica nanoFlowcell, após realizar testes e conseguir autonomia de 1.000 km com seu carro movido à água, chamado de Quantino 48 Volt, agora lança outro modelo, o Quantino twentyfive. No lugar das baterias, o modelo da nova marca de carros elétricos é equipado com seis células de combustível e um tanque de 125 litros de bi-ION, um composto feito de água do mar e resíduos de água reciclada.

Carro elétrico sem bateria vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos

QUANTiNO twentyfive – I’m ready!

O combustível do carro elétrico alimenta quatro motores elétricos de baixa voltagem de 60 kW. A autonomia estimada pela empresa impressiona, são 1.930 km com o tanque completamente cheio. Com lugar para quatro passageiros, o carro elétrico sem bateria não deixa a desejar quando se trata de desempenho, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos. Segundo Nunzio La Vecchia, CEO da nanoFlowcell, esta tecnologia é a chave para uma transição energética mundial bem sucedida.

A empresa, que conta com sua sede em Londres, também desenvolveu uma subsidiária nos EUA para vender o seu carro elétrico, ainda sem data de lançamento prevista, e espera conseguir fabricar o combustível bi-ION mais rápido e a um busto muito mais baixo em solo americano, cerca de 10 centavos de dólar por litro, o equivalente a R$ 0,52 em conversão direta.

O objetivo da montadora também é fechar parcerias estratégicas com outras empresas que desejam equipar seus modelos com a mesma tecnologia do carro movido à água. Resta saber se outras montadoras também vão querer embarcar nessa.

Carro movido a água alcança quase 2 mil km de autonomia 

Segundo o CEO da NanoFlowcell, Nunzio La Vecchia, com a lei da Redução da Inflação, os EUA realizaram um investimento maior em energia limpa na sua história e as implicações potenciais da energia renovável ainda estão longe de serem atingidas.

O executivo ressalta que não busca o apoio do Governo para a nano Flowcell USA expandir suas unidades de produção e infraestrutura nos Estados Unidos, onde for apropriado a empresa fará parcerias estratégicas para desenvolver e expandir a infraestrutura, assim como integrar as tecnologias nanoFlowcell em todos os setores da economia.

Para marcar a entrada nos EUA e o seu aniversário de 25 anos, a empresa revelou esta nova versão, que possui uma carroçaria de um coupé 2+2 com teto removível, estando o modelo equipado com um motor elétrico em cada roda, desenvolvendo uma potência combinada 320 cavalos.

A solução de eletródo bi-ION está armazenada em dois depósitos com 125 litros e cada abastecimento permite percorrer até  2 mil km. Entretanto, isso exigirá a construção de uma estrutura dedicada de abastecimento com a solução bi-ION da nanoFlowcell.

Empresa desenvolve outros modelos

A empresa já desenvolveu diversos protótipos do carro movido à água salgada desenvolvidos, como o esportivo e-Sportlimousine, o Compacto Quantino e o Crossover Quant F. Esses três modelos foram testados em estrada, mas o Quantino 48 Volt foi o primeiro a mostrar a capacidade do combustível. 

Outro grande destaque do veículo zero emissões é o fato de ter atingido 1 mil km durante oito horas e 21 minutos diretos, isto é, durante o percurso não parou para abastecer, comprovando também sua ótima autonomia.

A empresa suíça tem como intuito dar início à produção final deste modelo protótipo a curto prazo. Caso consiga, será um avanço para o setor, tendo em vista que, desta forma, os motoristas poderão abastecer de forma muito econômica.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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