O carro elétrico mais barato do mundo custa apenas R$ 25 mil e acaba de bater um novo recorde de vendas na China. O Wuling Mini EV já conta com 1 milhão de unidades comercializadas.
Desde que foi lançado ao mercado chinês, em julho de 2020, o Wuling Mini EV ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades comercializadas. Sendo o carro elétrico mais barato do mundo, o veículo é produzido pela joint venture SAIC-GM-Wulling e se revelou um grande sucesso em seu país de origem, ganhando destaque pelo seu preço acessível, baixo consumo de energia e versatilidade.
Wuling Mini EV representa mais de 50% do mercado da China
Segundo dados divulgados pela imprensa do país, o carro elétrico mais barato do mundo teve 554.067 unidades comercializadas no último ano, uma expansão de 30% se comparado com os anos anteriores. O modelo elétrico urbano foi responsável por 9,5% de todos os emplacamentos de carros elétricos na China durante o ano de 2020, ficando em primeiro lugar.
Considerando apenas o setor de micro carros elétricos, o Wuling representa mais da metade do mercado chinês. Os maiores concorrentes da joint venture são a Changan e a Chery, que representam mais de 30% do setor com seus veículos que foram lançados posteriormente.
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Estando na classe de microcarro elétrico para 4 ocupantes, o Wuling Mini EV é comercializado na China em quatro versões: sendo elas a básica, Gameboy e Macaron, além de uma variante conversível. A faixa de preço é de 32.800 a 99.900 RBM, o que em conversão direta equivale a R$ 24.800 a R$ 75.700, respectivamente, onde as versões básica e Macaron representam mais de 90% das vendas totais do modelo.
Carro elétrico mais barato do mundo foca no ambiente urbano
Com apenas 2,92 metros de comprimento e com 1,94 metro de distância entre-eixos, o mini carro elétrico é altamente prático durante manobras, devido ao seu diâmetro de giro de apenas 4,2 metros e suas rodas de 12 polegadas (30,48 cm). Além disso, o banco traseiro pode ser “removido”, para que o porta-malas entregue uma capacidade de bagagem de 741 litros.
São duas opções de motorização, sempre com uma tração dianteira, que pode variar de 27 cavalos ou 41 cavalos e 11,2 kgfm de torque.
O Wuling Mini EV é comercializado com dois tipos de baterias, sendo elas NMC ou LFP, com uma autonomia entre 120 e 300 km no ciclo de CLTC, variando de acordo com a configuração da bateria ou motor. Após a chegada deste modelo ao mercado da China, vários concorrentes se apressaram em lançar veículos semelhantes, como é o caso do Chery QQ Ice Cream, entre vários outros.
Gigante da China anuncia seu primeiro carro elétrico
Como na China é difícil para as empresas manterem as novidades em segredo, fotos reais do primeiro carro elétrico da Xiaomi, empresa chinesa gigante no setor de smartphones, vazaram através da rede social Weibo.
Fotos de um protótipo real do modelo, que recebeu o nome de Xiaomi MS11, foram compartilhadas sem pintura camuflada por um usuário do microblog, revelando um pouco mais sobre o design do modelo, que já foi visto disfarçado em testes.
O modelo vazado é muito parecido com o Seal, da chinesa BYD, uma das maiores marcas da China. Já seus faróis lembram muito os da McLaren 720S e as luzes traseiras da Aston Martin. A unidade que aparece nas fotos na rede social conta com teto de vidro panorâmico, rodas grandes com freios Brembo e o logotipo da empresa de celulares no centro dos aros.