Nova parceria da Volkswagen permite que seu caminhão elétrico seja usado para abastecer aviões no Brasil
Pela primeira vez na América Latina, um caminhão elétrico é utilizado para abastecer aviões com zero emissão de gás carbônico. Isso aconteceu no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de Manaus (AM), graças a parceria feita entre a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), a Pioneiro Combustíveis e a BR Aviation. Depois de alguns testes e treinamentos realizados, o e-Delivery da VWCO está preparado para levar o combustível Jet-A para os clientes BR Aviation em Manaus.
Objetivos da utilização do caminhão elétrico para o abastecimento de aviões
O principal objetivo da utilização do caminhão elétrico para abastecer aviões é potencializar a descarbonização do segmento da aviação e ainda apoiar a promoção do desenvolvimento da Região Amazônica, em simbiose com as diretrizes estratégicas da BR Aviation e da Pioneiro Combustíveis, de focar em negócios voltados à transição rumo a fontes energéticas mais limpas e renováveis. A parceria entre as companhias e a Volkswagen apresenta uma rápida possibilidade de reduzir o impacto do setor de aviação no aquecimento global.
De acordo com um estudo realizado pela Manchester Metropolitan University em 2020, a aviação é responsável por cerca de 3,5% da contribuição humana para o aquecimento global. Com a utilização de caminhões elétricos para abastecimento, é antecipada uma das metas do programa SustenAr, lançado pela ANAC para estimular melhorias em diversos aspectos ambientais na Aviação Civil. O programa indica a substituição de combustíveis fósseis na frota aeroportuária terrestre como uma forma de estimular soluções sustentáveis.
- Dona Fiat evita crise que abala Volkswagen e impacta milhares de empregos com cortes e fechamentos na Europa, revelando estratégias que chocam o setor
- O MENOR CARRO DO BRASIL: Chery iCar, com apenas duas portas e totalmente elétrico, custando R$ 119.990
- Saiba por que a Toyota está construindo um Supra com motor V8, mas você não nunca poderá comprá-lo
- Acabou de vez para a BYD e GWM? Entenda por que até as locadoras estão desistindo dos carros elétricos
Mais informações sobre o e-Delivery, caminhão elétrico da Volkswagen utilizado no aeroporto de Manaus
O caminhão elétrico utilizado para abastecer aviões em Manaus é o e-Delivery 11, da Volkswagen Caminhões e Ônibus, que já estava presente no mercado para a realização de entregas urbanas. O modelo possui capacidade de 11,4 toneladas e vem equipado com motor elétrico de tração com potência de 408 cv (300 kW) e três módulos de baterias LFP com 105 kWh de capacidade total, o que permite autonomia de até 110 km. Além disso, ele também conta com sistema e-PTO, que disponibiliza uma tomada de força elétrica, capaz de fornecer a alimentação necessária para que o motor do e-PTO possa acionar a bomba do sistema de transferência de combustível.