Novo motor da Bugatti foi anunciado e será um híbrido plug-in. A expectativa é que o novo propulsor da marca ofereça 1.800 cv, revolucionando a indústria automotiva.
Os consumidores mais puristas podem ficar decepcionados, mas a Bugatti confirmou que o sucessor do Bugatti Chiron será eletrificado. Em um recente vídeo-teaser divulgado pela própria marca, foi revelado que o novo motor híbrido plug-in da Bugatti será uma verdadeira revolução na indústria automotiva. No vídeo, é possível ver detalhes do design revestido em fibra de carbono e até ouvir o potente ronco do motor. O novo motor terá 16 cilindros dispostos em “V”, substituindo a tradicional configuração em “W”, prometendo combinar potência e tecnologia de ponta.
Indústria automotiva é surpreendida pelo motor da Bugatti capaz de oferecer 1.800 cv
Apesar do teaser, a marca não divulgou detalhes adicionais. As informações que circulam são oriundas de rumores e indicam que o novo motor híbrido plug-in foi desenvolvido pela Cosworth com pelo menos 8,3 litros de deslocamento.
Poderá contar com aspiração, visto que o vídeo sugere um novo motor da Bugatti de alta rotação (a estimativa é 9.000 RPM) e terá o auxílio de três motores elétricos para gerar potência combinada de 1.800 cv.
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Com relação ao carro como um todo, também há muita expectativa. O superesportivo será totalmente novo (e não uma evolução do Veyron e do Chiron) e o último desenhado por Achim Anscheidt, diretor de design da Bugatti desde 2004.
O executivo deixará a fabricante francesa após supervisionar e assinar a criação de carros como Veyron Super Sport, Grand Sport Vitesse e Hermès, entre outros. Além disso, Anscheidt foi mentor de vários conceitos, como o Galibier, do próprio Chiron e de outros nomes como Centodieci, Divo, Bolide, Mistral e La Voiture Noire. É um legado e tanto.
Novo motor híbrido plug-in será mais longo que os tradicionais
Com sua aposentadoria, Frank Heyl ascendeu do cargo de vice-diretor para liderar a equipe de design da Bugatti. Sobre o sucessor do Chiron, Heyl já deu várias declarações animadoras. Segundo ele, será incrível proporcionalmente, tecnologicamente, em termos de inovação e em termos de imprevisibilidade.
“O carro com o novo motor da Bugatti fará as pessoas ‘pirarem’ completamente, e é um verdadeiro prazer trabalhar nisto”, afirmou Frank Heyl.
O CEO da Bugatti-Rimac, informou alguns detalhes do novo superesportivo durante a conferência Future of the Car Summit, em Londres. Uma delas é que o novo motor híbrido plug-in não contará com a ajuda de turbocompressores, e será aspirado. A atualização segue o caminho contrário da configuração quadriturbo da marca, por exemplo.
Além disso, o novo motor da Bugatti na indústria automotiva será 41 cm mais longo que o antigo W16, chegando próximo de 1 metro de comprimento, por exemplo. Feito para ter auxílio híbrido, o conjunto entrará em produção assim que os modelos Bolide e Mistral chegarem ao fim de suas respectivas linhas.
Motor híbrido plug-in terá 60 km de autonomia elétrica
É possível que dois motores auxiliem nas rodas dianteiras do modelo, enquanto o terceiro, as rodas traseiras.
O último, entretanto, está ligado à transmissão automatizada de oito marchas e dupla embreagem. Se o que foi noticiado for correto, haverá também uma bateria de 24,8 kWh, com capacidade de 60 km de alcance elétrico.
Ainda segundo informações, o modelo da Bugatti na indústria automotiva fará de 0 a 100 km/h em cerca de dois segundos, e chega a 200 km/h em menos de cinco. Com velocidade máxima limitada eletronicamente a 446 km/h, o novo Bugatti será limitado: apenas 250 unidades serão fabricadas.
Com estimativa de chegada por volta de 2026, o modelo será acima de tudo caro: o seu preço será de pelo menos 3.6 milhões de euros, equivalente a cerca de R$ 19.953.747 em conversão para nossa moeda.