1. Início
  2. / Cursos
  3. / BP Financia Intercâmbio Internacional para futuros Gênios STEM Brasileiros
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

BP Financia Intercâmbio Internacional para futuros Gênios STEM Brasileiros

Escrito por Corporativo
Publicado em 03/07/2024 às 21:37
programa de pesquisa e desenvolvimento, programa de inovação
Oportunidades do programa Inova Talentos com bolsas de até R$ 8,4 mil para pesquisadores em diversas áreas’. – FOTO: ©2024|Jornalismo – CNI/b>
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

bp financia bolsas de intercâmbio em STEM para 11 estudantes brasileiros, promovendo habilidades analíticas e escolares, sustentabilidade e impacto social global.

A bp apoia bolsas de estudo em áreas de STEM para 11 estudantes do Brasil, buscando fortalecer habilidades analíticas e acadêmicas, sustentabilidade e impacto social mundial.

O AFS Global STEM Changemakers é uma iniciativa que possibilita a jovens brasileiros de 15 a 17 anos participarem de intercâmbios culturais em diferentes nações. Ao redor do globo, 150 estudantes provenientes de 15 países tomam parte nesta edição do programa, com bolsas custeadas pela bp. A oportunidade abarca diversas áreas como Ciência, permitindo que os alunos desenvolvam conhecimentos avançados e técnicos. Além disso, a experiência promove um envolvimento profundo com diversas culturas, importância fundamental no mundo contemporâneo.

Novo horizonte para estudantes brasileiros

Em 2024, 11 alunos de oito estados brasileiros foram escolhidos para integrar o programa global AFS Global STEM Changemakers. Esses estudantes realizarão uma viagem de intercâmbio a partir deste mês para destinos como Estados Unidos, China, Índia e Egito, com todas as despesas cobertas pela bp, uma das maiores empresas de energia do mundo. Globalmente, esta edição contemplará a participação de 150 alunos de 15 países.

BRINQUEDOS - MERCADO LIVRE

BRINQUEDOS

Aprendizado e Intercâmbio

Organizado pelo AFS Intercultural Programs, o programa oferece aprendizado digital durante três meses seguido de uma experiência presencial de quatro semanas. O objetivo é enriquecer os conhecimentos dos participantes em áreas como sustentabilidade, inovação social e, acima de tudo, habilidades STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Além disso, os alunos são incentivados a pensar em soluções inovadoras para problemas globais e a desenvolver projetos em grupo que visem resolver questões enfrentadas por suas comunidades. ‘Para garantirmos a transição energética, dependemos de jovens com as competências adequadas e motivados para enfrentar os principais desafios globais da atualidade.

Desenvolvimento de Competências

Este programa oferece a chance de desenvolver competências globais críticas, como a resolução de problemas, design thinking, ciência de dados, habilidades analíticas, ampla consciência em STEM, consciência intercultural e trabalho em equipe’, explica Kathleen Martinez, Gerente Sênior de Educação e Empregabilidade da bp. A meta é impactar 5 mil estudantes até 2026.

Jovens de 15 a 17 anos de vários países puderam se inscrever. A seleção, que durou dois meses, incluiu uma fase inicial com questões subjetivas sobre o programa e habilidades escolares em áreas como STEM e Desenvolvimento Sustentável. Na segunda fase, foram realizadas entrevistas em português e inglês.

Maior participação feminina

Este ano, 80% das vagas foram preenchidas por meninas, marcando um aumento no interesse feminino em áreas STEM, historicamente dominadas por homens. Segundo a Unesco, menos de 30% dos pesquisadores no mundo são mulheres.

Depoimentos Inspiradores

A mineira Luísa Michel, de 16 anos, de Belo Horizonte, sempre foi apaixonada por Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Ela viu na bolsa uma oportunidade única de expandir seus horizontes e contribuir para um futuro melhor. Luísa passará quatro semanas na China. ‘Resolvi me inscrever pela experiência cultural e por ser apaixonada por STEM. Este programa parecia perfeito para mim! Busco utilizar meus conhecimentos para criar um mundo melhor’, declarou Luísa, entusiasmada.

Já Ceci Donatello Totti Silveira, uma estudante paulista de 17 anos, se interessou pelo programa por unir algumas de suas disciplinas favoritas a temas como sustentabilidade e impacto social. ‘Minhas disciplinas prediletas são matemática, física e biologia. Acredito que o programa me ajudará a escolher minha profissão e a melhorar minhas habilidades sociais, linguísticas e interculturais.’ Pour Ceci, que viverá esta experiência nos Estados Unidos, a seleção representa um grande reconhecimento de seus esforços acadêmicos.

Impactando a Comunidade

‘Estou feliz pela seleção e espero que minha aprovação sirva de exemplo e inspiração às comunidades das quais faço parte, como alunos de escola pública e periféricos, pessoas fora do padrão de magreza e indivíduos LGBTQIA+.’ Durante os três meses iniciais, os estudantes selecionados participaram de reuniões virtuais ao vivo, tiveram a oportunidade de conhecer todos os intercambistas e trabalharam em projetos de impacto social.

Rumo ao desenvolvimento sustentável

Os projetos culminaram em apresentações de soluções potenciais para desafios reais, com ênfase na sustentabilidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, incluindo a mudança climática e a transição energética. Após a fase virtual, os estudantes viajarão a partir deste mês de julho para um dos quatro países selecionados para uma experiência imersiva de quatro semanas. Nessa etapa, participarão de serviços comunitários, visitas a operações locais focadas em sustentabilidade e observarão como empresas e organizações utilizam habilidades STEM para enfrentar desafios ambientais e sociais.

Reconhecimento Global

No final do programa, os estudantes recebem o Certificado Avançado em Competência Global para Impacto Social, concedido pelo AFS e pelo Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia. Esta edição reunirá 150 alunos de várias partes do mundo, incluindo Brasil, África do Sul, Alemanha, Austrália, Azerbaijão, Cingapura, China, Egito, EUA, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Japão, Malásia, México, Reino Unido e Trinidad e Tobago. Desde 2012, mais de 120 brasileiros já participaram do programa, enquanto globalmente mais de 2.000 estudantes foram contemplados.

Expansão do Conhecimento no Brasil

Os onze brasileiros selecionados para esta edição vêm de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará, São Paulo, Piauí, Pará, Distrito Federal e Rio de Janeiro. O programa não só amplia os horizontes desses jovens, mas também impacta positivamente suas comunidades escolares e a sociedade em geral.

Fonte: © bruno.costa@brodeur.com.br

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Corporativo

CPG Informes Corporativos é destinado a notícias sobre eventos, projetos e comunicados de empresas do Brasil e do mundo!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x