Home > Sem categoria

Bolsonaro menciona “ASSALTO” de Petrobras – Venderam o subsolo em documentos secretos

Paulo Nogueira
por
-
25-07-2019 19:00:28
em Sem categoria
O presidente Jair Bolsonaro participa da reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), no auditório da Suframa, na capital amazonense.

A Petrobrás, no passado, mais que assaltada, foi utilizada até para entrega do nosso subsolo”, afirmou o presidente Jair Bolsonaro (PSL) nesta quinta-feira, 25 de julho, em Manaus.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) em sua primeira visita à Manaus defendeu, nesta quinta-feira, 25 de julho, a exploração mineral no Amazonas. Ele usou como exemplo, a extração de potássio na foz do rio madeira. “Ninguém tem o que nós temos, subsolo. Aqui na foz do rio madeira, nós temos uma área riquíssima para potássio”, declarou o presidente.

A declaração de Jair Bolsonaro foi dada durante a abertura da primeira reunião do ano, do Conselho de Administração da Suframa (CAS), na sede do órgão no Distrito Industrial.

Na ocasião, ele ainda se mostrou favorável à parceria com empresas estrangeiras que queiram explorar o mineral na região. “Tenho falado para o mundo que qualquer país que por ventura queira em parceria explorar a nossa biodiversidade estamos prontos para conversar com esses países. Tenho dito e a mesma coisa na exploração mineral. Nós não podemos apenas viver de commodities. Eu falo em parceria, quero agregar valor naquilo que nós temos”, disse, além de ressaltar o interesse de legalizar o garimpo no Brasil.

O presidente ainda lembrou que a Petrobras perdeu, em 2008 o direito de explorar de forma exclusiva o potássio na região por uma empresa canadense. “Depois outras coisas aconteceram, conseguimos lá na frente recuperar isso. O Brasil foi vendido até dessa forma, a exclusividade de explorar subsolo nosso por empresas estrangeiras em documentos secretos”.

O presidente disse, ainda, que quando era deputado não podia divulgar os conteúdos de documentos secretos que comprovam o direito de exploração do mineral. Quando eu era deputado eu não poderia falar porque as informações que eu obtive eram confidenciais como presidente, como agora eu sou dono desse carimbo eu posso falar”, ironizou o presidente, que foi aplaudido.

Ainda na área ambiental, Bolsonaro disse ter a certeza de que a BR-319 vai ser asfaltada e liberada para ligar o Amazonas ao resto do Brasil. “Nós pudemos sim, mais que sonhar. Temos a certeza que a nossa BR-319 será asfaltada, mesmo nós tendo pego um Brasil destruído economicamente, um orçamento mais que minguado”.

Presidente do STF, manda Petrobras abastecer navios iranianos

Confira o vídeo 

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.