1. Início
  2. / Economia
  3. / BILHÕES em jogo: Brasil e Índia negociam parceria histórica envolvendo o caça supersônico HAL Tejas e o C-390 Millennium
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 20 comentários

BILHÕES em jogo: Brasil e Índia negociam parceria histórica envolvendo o caça supersônico HAL Tejas e o C-390 Millennium

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 28/11/2024 às 12:59
BILHÕES em jogo: Brasil e Índia negociam parceria histórica envolvendo o caça supersônico HAL Tejas e o C-390 Millennium
Negociações incluem troca de tecnologia, desenvolvimento conjunto de mísseis e drones, e possível venda do C-390 Millennium, enquanto o Brasil avalia a aquisição do caça supersônico HAL Tejas. Parceria pode transformar os dois países em líderes no mercado global de defesa. (Imagem: Reprodução)
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
35 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Delegação da Índia visita Brasil para explorar parcerias em Defesa e Aviação com foco no caça supersônico HAL Tejas. Indianos buscam aliança estratégica envolvendo o C-390 Millennium e novas oportunidades de cooperação.

Uma delegação do setor privado de defesa da Índia desembarca no Brasil com uma missão clara: ampliar laços no setor de defesa e aviação. Entre os destaques das conversas está a possível colaboração em torno do caça supersônico HAL Tejas, símbolo do avanço indiano na indústria aeronáutica, e o avião de transporte militar brasileiro C-390 Millennium.

O encontro, que marca um passo estratégico para aprofundar a cooperação entre as duas nações, terá como um dos focos principais as instalações da Embraer, gigante aeroespacial brasileira conhecida mundialmente. Representantes da delegação explorarão possibilidades de desenvolvimento conjunto de sistemas avançados, buscando alinhar interesses e aproveitar as capacidades complementares de ambos os países.

Parcerias em destaque: caça supersônico HAL Tejas e C-390 Millennium

Mais de R bilhões em jogo: Brasil e Índia negociam parceria histórica envolvendo o caça supersônico HAL Tejas e o C-390 Millennium
C-390 Millennium, desenvolvido pela Embraer, é um dos aviões de transporte tático mais avançados do mundo

Fontes revelam que o Brasil sugeriu um modelo de troca que pode se tornar um divisor de águas na parceria. A proposta inclui a potencial venda do C-390 Millennium para a Índia, enquanto o Brasil se beneficiaria com o LCA-Tejas Mk1A, versão aprimorada do caça supersônico HAL Tejas. Essa troca estratégica traria vantagens econômicas e operacionais para ambas as nações, ao mesmo tempo em que reforça seus arsenais militares.

Outros pontos de discussão incluem a coprodução de aeronaves, drones avançados e sistemas de armas. Há ainda um interesse mútuo em otimizar a manutenção de submarinos da classe Scorpène, utilizados por Brasil e Índia, buscando cortar custos e melhorar a eficiência operacional.

Colaboração promete transformar o mercado de defesa global

Além do caça supersônico HAL Tejas, a aliança abre portas para o desenvolvimento conjunto de tecnologias de ponta, como mísseis guiados e sistemas de guerra eletrônica, combinando a expertise tecnológica da Índia com a experiência de décadas da Embraer.

Esse movimento fortalece as posições de Brasil e Índia como potências emergentes no mercado global de defesa. Ambos os países já se destacam como exportadores de equipamentos militares e, com esta parceria, prometem criar soluções inovadoras que atendam não apenas suas próprias necessidades, mas também de outros mercados internacionais.

A visita da delegação indiana é um marco para consolidar laços estratégicos e promover o crescimento sustentável no setor de defesa e aviação, com o caça supersônico HAL Tejas e o C-390 Millennium como símbolos desse futuro promissor.

Inscreva-se
Notificar de
guest
20 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Sebastião Miguel da Silva Junior
Sebastião Miguel da Silva Junior
28/11/2024 16:22

O Tejas é um caça limitado, entre a 3ª e a 4ª Geração. Era de se esperar que, depois da aquisição dos Gripen, não voltássemos a lamentável tradição da compra de armamentos obsoletos ou próximos da obsolescência…
🤔 🧐 🤨 😡

Paulo Thiezer Pinho Lira
Paulo Thiezer Pinho Lira
Em resposta a  Sebastião Miguel da Silva Junior
28/11/2024 17:31

Vejo com bons olhos o negócio, explorando muito mais as questões complementares do que o caça em si. Vamos aguardar para entender melhor os bastidores.

hannah w. becker
hannah w. becker
Em resposta a  Sebastião Miguel da Silva Junior
28/11/2024 20:55

oie…quem nao tem grana nao banca comensal….nao dava pra bancar gripen e/f…mas dava pra comprar muitos gripen c/d da suecia. a africa do sul tem.. ate a hun3gria tem! e nos agora nao temos nossa ambicao voadora! vamos para 1 nova jogada! que chiva nos proteja!

Lindomar
Lindomar
Em resposta a  Sebastião Miguel da Silva Junior
29/11/2024 11:15

Sim. Porém o Brasil não fábrica nem isso.
Com transferência de tecnologia e parceria pode-se chegar a um novo produto de alta qualidade

Guilao
Guilao
Em resposta a  Lindomar
29/11/2024 21:58

Não fale besteiras o cara. E o F39? Heim?

Luís Alexandre Velloso Antunes
Luís Alexandre Velloso Antunes
28/11/2024 17:15

O brasil tem que finalizar zar parceria estratégicas como a Índia,china Rússia ou c como com qualquer outro pais.

hannah w. becker
hannah w. becker
Em resposta a  Luís Alexandre Velloso Antunes
28/11/2024 20:50

holla…desde que nao entregue nossas riquezas por migalhas…a china saiu lucrando demais…minas uranio, ferro, logistica, telecomm movel, sistemas satelitaise outras cousas ainda nao reveladas para nos mortais…

Adhemar Moreira
Adhemar Moreira
28/11/2024 18:24

Caças F5M, A1M e AF4M chegando ao fim da vida útil, qualquer substituição vai ser um avanço tecnológico.

hannah w. becker
hannah w. becker
28/11/2024 20:47

holla! mais 1 vez a fab tem que arrumar aviao de caca na urgencia!?! como fica o contrato da suecia e os gripen? a embraer perde tudo nisso? sera que os indiano vao querer so trocar avioes? tejas+brahmos por kc390? a marinha vai dar algum tb? porque nao se comprou o gripen c que era o justo e cabia no bolso da fsb? aguardemos shiva!

hannah w. becker
hannah w. becker
28/11/2024 21:01

a embraer vai bancar o fracasso do gripen e/f sozinha? aquela fabrica 5.0 com os suecos vai ser sucateada? e os demais gripen que vierem quem vai dar manutencao? a embraer vai bancar nova fabrica de tejas? quem paga tudo isso? que shiva e vishinu nos protejam!

Eduardo
Eduardo
Em resposta a  hannah w. becker
29/11/2024 18:50

Quem paga eh o povão

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x