Com autonomia de 1.000 km, nova bateria choca o público com números incríveis
A CATL é uma empresa chinesa, líder global no desenvolvimento e fabricação de baterias de íon-lítio. Após o lançamento de várias notícias sobre as baterias Qilin, a fabricante anunciou o início de sua produção. Trata-se de um novo tipo de bateria que promete revolucionar o mercado automobilístico, além de apresentar uma autonomia surpreendente que ultrapassa os 1.000 quilômetros.
A nova bateria é capaz de aproveitar 72% do seu corpo para armazenar energia, um valor que supera de forma significativa a capacidade das atuais baterias CTP (cell to pack). As Qilin conseguem, assim, atingir uma densidade de energia de 255 Wh/kg, o que permite o avanço tão grande que é percebido em sua autonomia.
Novas baterias da fabricante chinesa são carregadas em minutos
As baterias Qilin são capazes de armazenar 13% mais de energia, se comparadas às células de bateria 4680, usadas pela Tesla e fabricadas pela Panasonic com o mesmo sistema químico e mesmo tamanho. Assim, além da autonomia surpreendente, ainda há uma diminuição do tempo de carregamento, enquanto aumenta sua estabilidade e segurança, sua vida útil e eficiência em todas as temperaturas, até nas mais baixas.
- Fim do GPS? Tecnologia alternativa ao GPS troca satélites por impressões digitais da Terra
- Núcleo interno da Terra ”balança” a cada 8,5 anos — Cientistas agora acreditam saber o motivo
- Astrônomos descobrem um planeta único que pode orbitar três estrelas ao mesmo tempo
- Nova usina de energia das ondas do oceano gera eletricidade de forma limpa e sustentável, sem precisar de estruturas permanentes ou ancoragem
De acordo com a fabricante chinesa, a versão mais avançada da unidade leva apenas 10 minutos para recuperar de 10% a 80% de energia. Esses números representam mais um avanço significativo para o setor de baterias de lítio.
Baterias Qilin serão estreadas no Zeekr 009 e utilizadas por marcas como Honda e Mercedes-Benz
As novas baterias da CATL serão estreadas no Zeekr 009, uma minivan de grandes dimensões da montadora chinesa Geely. O modelo foi apresentado em junho de 2022 e já possui muitas encomendas para a versão com a bateria Qilin. Entretanto, o carro utilizará uma bateria de 140 kWh que, devido ao seu elevado peso, ficará com “somente” 822 quilômetros de autonomia.
Além da estreia confirmada pela minivan da Geely, a fabricante CATL já fez acordos para fornecer baterias Qilin para gigantes do mercado automotivo, como a Honda e a Mercedes-Benz. Assim, fica claro que outras marcas do setor também vão querer adotar a novidade em breve.
É válido lembrar que a fabricante chinesa é de extrema importância para o setor de baterias, não apenas no seu país, mas mundialmente. Em 2022, a empresa foi a maior detentora de participação no nicho pelo sexto ano consecutivo, com uma participação quase 25% maior do que a segunda colocada, a LG Energy Solution.