Início Barcos com baterias e turbinas eólicas em alto mar: a maior empresa de construção naval do Japão, Imabari, vai construir barco capaz de transportar energia das usinas offshore para costa

Barcos com baterias e turbinas eólicas em alto mar: a maior empresa de construção naval do Japão, Imabari, vai construir barco capaz de transportar energia das usinas offshore para costa

13 de abril de 2022 às 13:46
Compartilhe
Siga-nos no Google News
turbina - vestas - siemens - vorstex - eólicas - genereal electric - preço - usina - power
O primeiro modelo da série Power ARK, “Power ARK 100”, é um trimarã 100TEU especialmente projetado para transferir energia renovável nas águas costeiras do Japão.

Energia eólica: barco PowerX, vai transportar energia das turbinas eólicas Offshore suficiente para cobrir as necessidades diárias de energia de 22.000 famílias japonesas com uma única viagem

Se os parques eólicos localizados no mar são muito mais eficientes do que os localizados em terra, por que continuamos a colocá-los em lugares “errados”? Um dos obstáculos que surge ao instalar turbinas eólicas em alto mar é transportar energia por cabos para a costa. Mas se pudéssemos desenvolver energia eólica em quase qualquer lugar do planeta, independentemente de sua localização? Os barcos Power ARK de uma startup japonesa podem desempenhar um papel fundamental no fim deste desafio.

Leia também

O primeiro modelo da série Power ARK, “Power ARK 100”, é um trimarã 100TEU especialmente projetado para transferir energia renovável nas águas costeiras do Japão. 

Turbinas eólicas do barco PowerX, vai transportar energia gerada por parques offshore para a costa

A PowerX está desenvolvendo um navio projetado para transportar a energia gerada por parques eólicos localizados no mar para a costa. O barco, com 100 metros de comprimento, funcionará com eletricidade e poderá percorrer uma distância de 300 km. No entanto, também terá um motor de biodiesel de backup que, se necessário, permitirá que a autonomia inicial seja estendida.

Ao contrário de outras embarcações que foram projetadas para transportar petróleo bruto, gás ou carvão, a Power ARK terá 100 baterias capazes de oferecer uma capacidade de 220 MWh de energia gerada por usinas offshore. Isso, de acordo com a PowerX, será suficiente para cobrir as necessidades diárias de energia de 22.000 famílias japonesas com uma única viagem.

A empresa diz em um comunicado de imprensa que transferir energia de parques eólicos offshore para terras usando cabos submarinos é complexo, econômico e causa um impacto ambiental significativo. No entanto, com sua solução, eles planejam resolver esse problema e oferecer novas oportunidades para aproveitar a energia eólica quase independentemente da localização, embora tenham sido inspirados pelo Japão e suas águas costeiras profundas.

O projeto, que também busca fabricar baterias para seus próprios navios e para carros elétricos, ainda está dando seus primeiros passos, mas já chamou a atenção de alguns investidores que prometem apoiá-lo. Por enquanto, a PowerX acaba de assinar um acordo com a maior empresa de construção naval do Japão, Imabari, para construir o primeiro protótipo do barco, que está programado para ser concluído em 2025.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes