Nesse sentido, a FBCCI e sua equivalente brasileira firmaram um termo de entendimento.
Joint ventures e outras formas de engajamento entre empresas em Bangladesh e no Brasil seriam incentivadas, e ambos os países se esforçarão para fortalecer seus laços comerciais bilaterais.
No dia 1º de fevereiro, foi assinado MoU entre a Federação das Câmaras de Comércio e Indústria de Bangladesh (FBCCI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Como parte deste pacto, as organizações comerciais dos dois países compartilharão dados sobre o progresso de suas respectivas economias em um esforço para aumentar as oportunidades de comércio e ampliar a colaboração comercial e industrial entre empresas e organizações das duas nações.
- Aeroporto de mais de 1 BILHÃO que está parado há quase 20 anos geraria 58 MIL empregos e aumentaria em 20% o PIB da região caso estivesse ativado! Mas, o que falta para a obra sair do papel?
- Nada de Zona da Mata ou metrópole brasileira: grande centro tecnológico do Brasil está localizado em cidade do interior de São Paulo muitas vezes esquecidas pelo público em geral
- Unidade da Petrobras faz com que pequena cidade seja uma das mais poluentes
- Estado brasileiro perde todas suas ligações ferroviárias com outras regiões do Brasil e agora precisa de 4 BILHÕES para voltar a se conectar pelo país
O acordo foi assinado nos escritórios brasileiros da ApexBrasil pelo presidente da FBCCI, Md Jashim Uddin, e pela diretora de negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, de acordo com um comunicado à imprensa.
As duas organizações concordaram em trabalhar juntas para promover o comércio e atrair investimentos no Brasil. Isso inclui o compartilhamento de informações, conhecimentos e abordagens relevantes.
Pequenas e médias empresas (PMEs), startups, centros de incubação, instituições de pesquisa, investidores e outras partes interessadas importantes de ambas as nações se beneficiarão da troca de informações e experiências das partes no apoio e na viabilização do comércio e colaboração transfronteiriços.
Quando delegações empresariais de Bangladesh ou do Brasil viajarem para o outro país, ambos farão o possível para tornar a viagem o mais fácil e produtiva possível para ambos os lados.
De acordo com Md Jashim Uddin, o Memorando de Entendimento (MoU) fortalecerá os laços comerciais entre Bangladesh e o Brasil e destacará o potencial para aprofundar a cooperação econômica e comercial entre os dois países.
Por ocasião do aniversário de 50 anos da FBCCI, o presidente da FBCCI convidou os empresários brasileiros a participarem do Bangladesh Business Summit 2023, que acontecerá de 11 a 13 de março em Dhaka.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, elogiou as conquistas de Bangladesh no país e no exterior e expressou otimismo de que as negociações fortalecerão os laços comerciais entre os dois países.
Entre os presentes na assinatura estavam a Embaixadora de Bangladesh no Brasil, Sadia Faizunnessa, e o Secretário Sênior do Ministério do Comércio, Tapan Kanti Ghosh.
O presidente da FBCCI fez parte de um grupo de seis pessoas que viajou ao Brasil para ampliar o comércio regional de produtos de Bangladesh.