Novo carro movido a energia solar possui uma autonomia gigante de 625 quilômetros por carga e pode ficar meses afastado da tomada
A Valmet Automotive divulgou, esta semana, que deu início à produção do seu novo carro elétrico considerado o mais aerodinâmico da história e com uma autonomia gigante. Taxado pela marca como sendo o primeiro carro solar do mundo, o modelo possui como objetivo central, de acordo com a Valmet, inserir a transformação da mobilidade mundial, de acordo com o site Canaltech.
“Uma nova era de mobilidade elétrica está aqui, e o lançamento do Lightyear 0 nos torna próximos de nossa missão de mobilidade limpa para todos, em todos os lugares”, afirmou Lex Hoefsloot, CEO e cofundador da Lightyear.
As empresas Lightyear e Valmet Automotive se juntaram para produzir o primeiro carro movido a energia solar do mundo no ano de 2021. Depois de dar início efetivamente ao processo, e de juntar mais de 100 convidados e representantes do setor automotivo nas instalações em Uusikaupunki, na Finlândia, Olaf Bongwald, CEO da Valmet Automotive, também destacou a importância do novo carro elétrico.
- Nova tecnologia converte dióxido de carbono em combustível de metano
- Alerta de Elon Musk: Crise na indústria automotiva pode levar várias fabricantes à falência
- Chevrolet surpreende com sedã que roda 17 km com apenas 1 litro de combustível: o sonho dos motoristas que querem economia máxima e desempenho inovador nas estradas!
- O retorno da lenda: CB750 Hornet está de volta ao Brasil! Após dez anos, Honda relança sua clássica motocicleta com visual renovado e preço surpreendente!
Pré venda do carro solar
Como será o novo carro gigante em autonomia e movido a energia solar?
O carro solar Lightyear 0 possui como principal novidade a autonomia de 625 quilômetros por carga e a capacidade de ficar até meses afastado da tomada. Pois, apesar da bateria pequena, de 60 kWh, o carro foi feito para ter autonomia de até 70 quilômetros apenas utilizando luz solar.
O abastecimento do carro é feito através das placas fotovoltaicas instaladas no teto e a empresa que produz o novo veículo garante que não é preciso rodar horas exclusivas sob o sol. De acordo com a Valmet, a captura de energia solar gera um alcance extra de 37 quilômetros a cada hora.
Falando do desempenho, o Lightyear 0 não chega a impressionar, mas também não fica por baixo. De acordo com os números expostos pela marca, o carro solar acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 10 segundos.
Quando será lançado o novo carro solar?
Falando de preço, para levar o Lightyear para casa não sai nada barato. As primeiras 150 unidades do novo carro solar irão custar US$ 260 mil cada, com prazo para início das entregas para o primeiro trimestre de 2023.
Além dissi, a Automotive informou ainda que o objetivo é produzir um carro solar por semana, e que um modelo maior, o chamado Lightyear 2, será produzido com mais autonomia, mais potência e, logicamente ele será repassado mais caro, com previsão para ter a produção iniciada em 2025.