MENU
Menu
Início Prefeitura de Macaé fecha parceria inédita com a Grã-Bretanha em prol da transição energética e expansão de energias renováveis no Brasil, gerando milhares de empregos

Prefeitura de Macaé fecha parceria inédita com a Grã-Bretanha em prol da transição energética e expansão de energias renováveis no Brasil, gerando milhares de empregos

7 de dezembro de 2022 às 17:21
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
macaé transição energética parceria Grã-Bretanha
Parceria entre Brasil e o país europeu vai render muitos frutos e expandir a busca por energia limpa | Foto: Welberth Rezende

Macaé irá receber investimento para adotar cada vez mais as energias renováveis nos próximos anos

Na tarde dessa terça (06) o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, recebeu em seu gabinete a ilustre presença do cônsul geral da Grã-Bretanha, o Sr. Anjoum Noorani. A visita aconteceu para firmar uma nova parceria sólida entre o Brasil e o país europeu para expandir as energias renováveis, exportação e também transição energética. Dessa forma, serão gerados milhares de novos empregos no Rio de Janeiro.

A comitiva do Sr. Noorani contou com a participação de Sr. Barrie Lloyds-Jones, CEO da SSE e agente consular britânico em Macaé. Além disso, a visita e as negociações tiveram a presença do Gerente dos setores de Energia, Indústrias Marítimas e Mineração do Governo Britânico no Brasil, o Sr. Renato Cordeiro. Quer saber como foram as negociações? Continue a leitura.

Artigos recomendados

Confira um pouco mais sobre a transição energética realizada no Brasil e no mundo com o vídeo abaixo

A transição energética pode garantir um futuro mais seguro e redução dos impactos do aquecimento global | Reprodução – Youtube: Ciência Todo Dia

Equipe da prefeitura fez uma apresentação das características mais interessantes da cidade

A equipe da prefeitura de Macaé tem a pretensão de inserir a cidade no Consórcio Mundial de Cidades Energéticas, mundialmente conhecido como WECP – World Energy Cities Partnership. Esse grande grupo reúne países, estados e cidades realmente comprometidos com a transição energética e em prol das energias renováveis.

A tendência é que uma expansão desse cenário, especialmente em Macaé, possa gerar milhares de novos empregos que vão beneficiar toda a comunidade local e nacional.

Sendo assim, durante a reunião com o cônsul britânico, a equipe da prefeitura fez uma grande apresentação sobre os principais aspectos positivos da cidade e sobre dados recentes. Dessa forma, conseguiram trazer à tona a pauta de inserir Macaé dentro desse Consórcio, para receber mais investimentos.

A cidade de Macaé é um importante lugar para adotar medidas em favor da transição energética

A cidade de Macaé fica no Rio de Janeiro e é um importante ponto de exploração de petróleo e seus derivados. Afinal, a cidade detém 80% de todo o petróleo nacional e também 47% da produção de gás natural. Além disso, a cidade foi apelidada carinhosamente como “Capital Nacional do Petróleo”, devido ao crescimento exponencial em 600% nos últimos anos.

Sendo assim, pensar em medidas para transição energética executadas na cidade terão grande impacto sobre a produção nacional. E essas medidas vão além dos esforços para expandir as energias renováveis e trazem desenvolvimento econômico com geração de empregos.

O que essa nova parceria significa para o Brasil?

A “Capital Nacional do Petróleo” poderá se tornar a nova “Capital Nacional de Energia”. Afinal, o mundo está em busca de novas fontes de energia que não sejam tão poluentes como os combustíveis fósseis. Dessa forma, Macaé continuará inserida como um importante polo de geração de energia, mas focando em solar, eólica e projetos de biomassa.

Além disso, 15 empresas britânicas já atuam apenas em Macaé e tem grandes oportunidades de geração de empregos. Com esse novo reconhecimento, a tendência é de que tenhamos ainda maiores investimentos.

Outro fator muito interessante é que Macaé cooperará com a Grã-Bretanha em matéria de tecnologia, pesquisa e inovação. Assim, o que se espera é que haja uma evolução muito rápida de energias limpas no Brasil como um todo.

Em outras palavras, podemos esperar que Macaé se torne um novo polo de produção de energia, mesmo independente do petróleo. Portanto, não seremos dependentes apenas desse tipo de meio para obtenção de energia. Isso é extremamente importante considerando o desenvolvimento econômico da cidade pautado sempre em petróleo.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR