A nova gasolina sem petróleo produzida no Chile foi criada com água e dióxido de carbono e emite quase 0% dos poluentes liberados na atmosfera pelos combustíveis tradicionais
A multinacional Porsche, juntamente com a chilena Highly Innovative Fuels (HIF Global), firmaram um acordo onde a empresa de automóveis irá produzir, até o ano de 2027, mais de 550 milhões de litros de gasolina livre de petróleo (e-fuels) feita a partir de água e dióxido de carbono, que garante uma emissão quase nula de poluentes quando abastecida nos veículos.
Além da Porsche, outras empresas como a Enel Green Power, ENAP, Siemens Energy, Gasco e ExxonMobil também firmaram acordo com a empresa do Chile para a produção da gasolina sustentável.
Para firmar o acordo, a gasolina livre de petróleo desenvolvida no Chile foi testada em um dos veículos da Porsche, o Porsche 911, que foi abastecido com o combustível a fim de demonstrar a sua capacidade em motores movidos a combustão de carros comuns.
-
Carro popular da Fiat, Uno Mille é vendido por mais de R$ 100 mil a um colecionador paulista durante o Encontro Brasileiro de Autos Antigo e viraliza nas redes sociais
-
Com motor turbo, mais de 650 km de autonomia e preço abaixo de R$ 140 mil, a nova Fiat Strada Ranch 2025 entrega mais do que muita SUV top de linha
-
O custo de R$1.000 em reparos que pode ser evitado pelo impressionante poder de 5 manutenções no carro, feitas com apenas R$50
-
Na faixa dos R$ 50 mil, Mitsubishi ASX faz 20 km/L, com autonomia de 756 km em 2025, vai bem no asfalto e em trilhas leves — no mercado de SUVs usados
CONHEÇA A PORSCHE 911
Produção da gasolina pela Porsche
No início da produção da gasolina sem petróleo, a Porsche prevê o desenvolvimento de cerca de 130 mil litros do combustível por ano. A princípio, a gasolina ecológica vai ser utilizada em projetos como o Porsche Mobil 1 Supercup e nos Porsche Experience Centers.
Depois do início da produção, a Porsche planeja produzir até 55 milhões de litros da gasolina sem petróleo anualmente, até o ano de 2025, alcançando, após 2 anos, a marca de 550 milhões de litros.
De acordo com Bárbara Frenkel, que faz parte do Conselho Executivo da Porsche: “A Porsche está comprometida com um caminho duplo: e-mobilidade e e-fuels como uma tecnologia complementar, usando esses combustíveis para reduzir as emissões de CO2. Ao olharmos para o setor automotivo, a produção industrial de combustíveis sintéticos sem petróleo deve ser incentivada. Por meio da nova fábrica no Chile, a Porsche está desempenhando um papel de liderança nesse desenvolvimento”.
Inovação no setor automotivo
A nova gasolina sem petróleo desenvolvida no Chile pode ser considerada um marco na história do setor automotivo, já que ela pode contribuir ainda com a comercialização dos veículos tradicionais, sem danificar o meio ambiente, já que uma tendência cada vez mais presente são os carros elétricos (que prometem banir os carros comuns até 2035).
Se o sucesso na produção da nova gasolina pela Porsche for concretizada, o combustível poderá ser comercializado por um valor acessível e o cliente poderá abastecer seu carro com a certeza de que as emissões da gasolina são, de fato, praticamente nulas.
Além disso, se a gasolina for bem sucedida ela pode gerar uma visão diferente aos clientes dos carros elétricos.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.