ArcelorMittal retomará produção de aço na unidade de Barra Mansa, no Rio de Janeiro. Cerca de 19 milhões de reais serão investidos e 150 empregos serão criados

Roberta Souza
por
-
27-05-2021 17:02:03
em Indústria e Construção Civil
ArcelorMittal – aço – produção - empregos Unidade da ArcelorMittal/ Fonte: Portos e Navios

A ArcelorMittal anunciou, ontem, a retomada da produção de aço para atender a demanda da construção. 100 empregos diretos serão criados

A ArcelorMittal retomará as operações da aciaria na unidade de Barra Mansa (RJ) no segundo semestre deste ano. O empreendimento ainda demandará investimentos da ordem de R$ 19 milhões para a manutenção e reforma de equipamentos necessários para o início da produção. O retorno das atividades na aciaria, que está paralisada desde 2019, é motivado pelo aumento da demanda do mercado por aço e pelas perspectivas de crescimento econômico do país. Com a reativação da área, a estimativa é que sejam gerados 100 novos empregos diretos e 50 indiretos. Veja ainda: Para competir com o mercado de energia renovável, ArcelorMittal produzirá aço carbono neutro

Aportes da ArcelorMittal na unidade de Barra Mansa, no Rio de Janeiro

De acordo com a maior produtora de aço mundial, presente em mais de 60 países, o foco dos investimentos da unidade em Barra Mansa é atender, principalmente, a crescente demanda do mercado interno de aço. Os aportes serão destinados a projetos de segurança operacional e tecnológica dos equipamentos, com recursos para reestabelecer todo o sistema de captação e filtragem da aciaria e garantir melhor adequação ambiental.

De acordo com Jefferson de Paulo, CEO da ArcelorMittal Aços Longos LATAM e Mineração Brasil, esse é mais um passo que fortalece as operações da produtora de aço no Brasil, e demonstra a confiança da empresa na retomada da economia. Ele ainda ressalta que a empresa pretende contribuir com o fortalecimento da economia, oferecendo aos clientes soluções em aço de alto valor agregado e colaborando com as regiões onde atuam a partir da geração de empregos, renda e desenvolvimento socioeconômico.

Retomada da produção de aço e a demanda da construção

O processo de retomada da produção da ArcelorMittal se dará de forma gradual. Inicialmente, um dos dois fornos que compõem a aciaria será religado, e os equipamentos passarão por manutenção e reforma antes do início das operações.

A diretora de Negócios Industriais da ArcelorMittal Sul Fluminense, Tatiana Nolasco, diz que a empresa está sempre atenta às dinâmicas de mercado e as possibilidades de novos projetos e investimentos na região. Segunda ela, apostam no incremento da demanda e na geração de novas oportunidades de empregos no local.

O investimento de R$ 19 milhões na unidade em Barra Mansa foi informado pela ArcelorMittal em reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio. Na ocasião, o vice-presidente Corporativo, Alexandre Barcelos, afirmou que a empresa está operando em plena capacidade no Rio de Janeiro, com uma demanda puxada pela construção civil e pela indústria em geral.

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Soares, a retomada irá gerar empregos fundamentais para a economia da região. Ele diz que, além de demonstrar a confiança no mercado fluminense, isso também se dará na cadeia produtiva e na administração local.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe