ANP avança plano de descomissionamento das plataformas P-15, P-12 e P-07 da Petrobras, que vão a leilão internacional mês que vem

Flavia Marinho
por
-
24-06-2020 15:52:57
em Petróleo, Óleo e Gás
ANP avança plano de descomissionamento das plataformas P-15, P-12 e P-07 da Petrobras, que vão a leilão internacional mês que vem ANP avança plano de descomissionamento das plataformas P-15, P-12 e P-07 da Petrobras, que vão a leilão internacional mês que vem

Atualmente as três unidades P-15, P-12 e P-07 da Petrobras estão ancoradas na Bacia de Campos, a cerca de 120 km do litoral do estado do Rio de Janeiro.

Agência Nacional do Petróleo (ANP) avança com os planos de descomissionamento de instalações (PDI) das plataformas da Petrobras que irão a leilão internacional mês que vem. O leilão das três plataformas de águas rasas da estatal está previsto para acontecer no dia 09 de julho.

Leia também

ANP autoriza planos de descomissionamento de instalações da plataforma P-15, a unidade operava no campo de Piraúna, na Bacia de Campos.

Também vai a leilão a P-12, que já teve seu PDI aprovado pela ANP; e a P-7, cujo plano de descomissionamento ainda está sob análise da agência.

Com o objetivo de concentrar todos os esforços nos campos do pré-sal, a Petrobras vai se desfazer de ativos em águas rasas e pôs à venda as três unidades.

A plataforma P-7 operava em lâmina d’água de 210 metros nos campos de Bicudo e Enchova Oeste. Enquanto isso, a P-12 atuava em Badejo, Linguado e Trilha, com lâmina d’água de 100 metros. Por fim, a unidade P-15 produzia em Marimba e Piraúna, em lâmina d’água de 243 metros.

Atualmente as três unidades estão ancoradas na Bacia de Campos, a cerca de 120 km do litoral do estado do Rio de Janeiro. Onde os interessados em participar do leilão poderão fazer uma visita técnica às plataformas em até dez dias antes da data do leilão para verificar o estado geral das plataformas.

O edital do leilão ficará disponível no Canal de Negócios da Petrobras, clique aqui para mais informações. O pregão eletrônico ocorrerá por meio do site do Leiloeiro João Emílio, às 10 horas.

Planos de descomissionamento da Petrobras

Além das plataformas P-15, P-12 e P-07, a ANP autorizou 19 planos de descomissionamento de instalações para a Petrobras, dos quais envolvem unidades como os FPSOs Piranema Spirit, Cidade do Rio de Janeiro, Espadarte, Brasil, Marlim Sul, Cidade de Rio das Ostras, entre outras.

ANP publicou uma nova resolução no início deste ano, sobre o descomissionamento de instalações de exploração e produção de petróleo e gás natural.

De acordo com a ANP, a nova regra vai resultar em R$ 26 bilhões em investimentos nos próximos cinco anos levando em conta apenas o descomissionamento.

“O PDI único proporcionará maior segurança jurídica e maior celeridade ao processo, e terá a inclusão dos aspectos ambientais caso a caso”, informa a Agência

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.