ANP autoriza petroleira Galp a comercializar gás natural no Brasil

Valdemar Medeiros
por
-
05-08-2021 11:11:14
em Petróleo, Óleo e Gás
ANP - Galp - gás natural - petroleira Unidade da Galp em Portugal 5/04/2013 REUTERS/Jose Manuel Ribeiro Foto: Reuters

ANP autoriza Galp a comercializar gás natural no Brasil. A empresa já obteve um lucro de R$ 166 milhões de euros só no primeiro semestre

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), está trazendo um novo player ao setor de gás natural do Brasil, autorizando, nesta terça-feira (3), a portuguesa Galp a exercer as atividades de comercialização do produto no país. O aval autorizado pela ANP foi publicado na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União.

Leia também

Entenda melhor a autorização da ANP para as atividades da petroleira portuguesa Galp

A medida foi assinada por Helio Bisaggio, superintendente de Infraestrutura e Movimentação da ANP. Vale ressaltar que o aval foi autorizado apenas para o comércio de gás natural e não cobre outros produtos, como Gás Natural Comprimido (GNC) e Gás Natural Liquefeito (GNL) a granel. A autorização da ANP para o gás natural é mais uma expansão das atividades da Galp no país.

A petroleira Galp já possui uma presença considerável no mercado de exploração e produção de óleo e gás no Brasil. A petroleira faz parte de consórcios que exploram campos importantes e também é uma das parceiras da Petrobras no campo de Tupi, na Bacia de Santos, e também faz parte do consórcio de Bacalhau, operado pela Equinor também em Santos.

Petroleira lucra 166 milhões de euros em 2021

Apresentação da GALP – créditos: Youtube/Reprodução

A Galp registrou lucros de 166 milhões de euros no segundo trimestre de 2021, conseguindo recuperar os prejuízos que passaram dos 20 milhões no mesmo período do ano passado. Já em relação aos últimos três meses, a empresa alcançou um lucro de 140 milhões de euros, 192 milhões a mais do que no mesmo período do ano passado, quando registrou perdas de 52 milhões.

No primeiro trimestre deste ano, os resultados apontaram um lucro de 26 milhões. Em relação à produção média líquida, a empresa apresentou uma queda de 4% no início do ano, indo para 125,1 mil barris de petróleo por dia, quando no mesmo período do ano passado a produção fechou com 130 mil barris.

Já as vendas de produtos petrolíferos subiram 9% entre os meses de janeiro e junho de 2021, indo para 7,2 milhões de toneladas, e as vendas a clientes cresceram 2% indo para 2,9 milhões de toneladas. No setor de gás natural, as vendas caíram 18%, e as vendas de eletricidade aumentaram em 25%. Já no setor de energia renovável, este semestre teve uma grande disparada, chegando a ser quase 45 vezes maior, com 667 GWh registrados até junho, quando no mesmo período do ano passado foi de 15 GWh.

Conheça a Galp

A empresa opera um mix de energias focado na eficiência e sustentabilidade, movimentando o mundo sem esquecer seus compromissos com o futuro e com as obrigações da empresa. A empresa opera em 11 países e exporta seus produtos para mais de 50. Atualmente, a empresa já conta com mais de 6,3 mil colaboradores espalhados por todo o mundo e já possui uma Capitalização bolsista de 12,6 bilhões de euros.  

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe