Nova tecnologia do 5G está a caminho do Brasil e a Anatel está cuidando dos detalhes
A tecnologia 5G, uma realidade em muitos países e que está chegando ao Brasil, após Anatel aprovar o edital para licitação, prometendo uma conexão de internet móvel mais rápida, ágil e econômica. E com uso em diversas áreas, como transportes e telemedicina. Em telecomunicações, o 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga que as empresas de telefonia celular começaram a implantar no fim de 2018. O 5G é o sucessor planejado das redes 4G, que fornecem conectividade para a maioria dos dispositivos atuais.
Leia também
Ainda será leiloada a empresa que ficará responsável pela implantação da tecnologia no país.
Pronunciação do ministro das comunicações sobre a aprovação da Anatel
Segundo Fabio Faria, ministro das Comunicações, o leilão já saiu da Anatel, e está indo agora para o TC, que vai ter em torno de 60 dias para fazer as observações finais. Ele retorna para a Anatel e, em 40 dias, nós teremos o leilão. Estamos falando de 100, 120 dias. Em junho, julho no máximo, nós estaremos realizando o leilão da tecnologia 5G no Brasil.
-
Chamado de “material do futuro”, o “bambu engenheirado” que a China criou desmonta a planta até a fibra e a reconstrói tão resistente que chega a “superar o aço”, e promete virar um substituto da madeira mais barato e sustentável na construção
-
Chamado de “novo Nilo”, o megaprojeto que o Egito acaba de inaugurar cava um “rio artificial” de 170 km no deserto para transformar 9 mil km² de areia em lavoura, mas o “milagre” depende de uma água que, segundo especialistas, pode estar acabando
-
Eni compra 25% de projeto de lítio no Chile, prevê investir até US$ 225 milhões e aposta em sistema que tenta retirar o mineral sem espalhar salmoura por grandes lagoas no deserto
-
Sem conseguir uma hipoteca por ser autônoma, uma mãe solo “driblou” o aluguel e o financiamento, projetou a própria casa flutuante e montou por dentro um barco de 20 metros: hoje mora “fora da rede” num canal da Inglaterra com os dois filhos e painéis solares
Ele diz também que foi colocado em uma das obrigações no edital da Anatel para que nós tenhamos a tecnologia 5G no Brasil em todas as capitais funcionando, o 5G standalone, que é o 5G plus, de maior qualidade até junho do ano que vem. Em junho de 2022, teremos, nas 27 capitais do Brasil, a tecnologia 5G pura funcionando e antes disso a solução hibrida, que é o 5G standalone, que é um 5G que aumenta a velocidade.
Principais diferenças da tecnologia 5G e a atual 4G
No 4G, nós temos o Facetime, mensagens de áudio, que você pode se comunicar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo instantaneamente. O 4G veio para as pessoas. E o 5G não. Ele veio para mudar a vida das indústrias. Será uma revolução nas indústrias. Nós teremos as empresas tendo um alto ganho de produtividade. Toda a cadeia de produção das empresas irá se comunicar.
Por exemplo, nós teremos uma telemedicina a distância funcionando. Aqui em Brasília, um médico pode fazer uma cirurgia em uma sala. Se tiver uma sala de cirurgia no meio da Amazônia, por exemplo, ele pode fazer a operação daqui.
