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Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprova documentação para prorrogação da concessão ferroviária da Malha Sudeste para a operação da companhia MRS Logística

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 29/07/2022 às 11:08
O TCU concedeu o aval ao governo para a renovação antecipada do contrato de administração da ferrovia MG-RJ-SP para a MRS e a empresa terá o controle da malha pelos próximos 30 anos, com foco nos investimentos para o transporte de cargas
Fonte: Guia Marítimo

Visando garantir a continuidade da operação da Malha Sudeste pela companhia MRS Logística e proporcionar mais qualidade nas ferrovias da região, a ANTT aprovou a documentação e os estudos para a prorrogação do contrato de concessão ferroviária.

Durante essa última quarta-feira, (27/07), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, na 74.ª Reunião Extraordinária de Diretoria, os estudos técnicos e a documentação necessária para a prorrogação antecipada da concessão ferroviária da Malha Sudeste à companhia MRS Logística. Dessa forma, a agência pretende dar continuidade à operação pela empresa nos próximos 30 anos para continuar com os serviços de qualidade da companhia logística nos transportes da região Sudeste.

Contrato de concessão ferroviária da Malha Sudeste com a MRS Logística será prorrogado por mais 30 anos após aprovação da documentação pela ANTT

A ANTT realizou a 74.ª Reunião Extraordinária de Diretoria nesta semana e aprovou uma série de estudos técnicos e documentações necessárias para a prorrogação antecipada de diversos contratos públicos, incluindo o contrato de concessão ferroviária da Malha Sudeste à companhia MRS Logística. Agora, a agência pretende realizar uma nova cerimônia para a assinatura da prorrogação antecipada do contrato já na próxima sexta-feira, visando acelerar o processo e finalizá-lo quanto antes. 

A companhia MRS Logística é a responsável pela operação da Malha Sudeste desde o ano de 1996 e o contrato de concessão ferroviária tem prazo de 30 anos. Mas a ANTT pretende antecipar a renovação do acordo, que deveria acontecer somente ao fim do prazo, no ano de 2026.

Toda a operação da Malha Sudeste inclui os serviços que se executam sobre a principal infraestrutura ferroviária do sudeste brasileiro, região mais populosa do país e de maximizada relevância à economia nacional, garantindo um escoamento de qualidade e com segurança das produções na região. 

Dessa forma, a empresa de logística atua fornecendo os serviços em mais de 1.643 km de extensão, perpassando os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, com operação nos portos de Santos, Itaguaí, Sudeste, Guaíba e Rio de Janeiro.

A MRS Logística então utiliza de mais de 800 locomotivas e de 18 mil vagões, correspondendo a 16% da frota ferroviária nacional, para garantir os serviços de operação da Malha Sudeste com a fiscalização da ANTT desde o ano de 1996. 

Prorrogação antecipada do contrato de concessão ferroviária da Malha Sudeste à companhia beneficiará escoamento de cargas na região 

A operação da MRS Logística na Malha Sudeste garante um ótimo escoamento produtivo da região e cerca de 30% de toda a carga ferroviária brasileira passa pelos trilhos operados pela empresa, de acordo com a ANTT. Dessa forma, garantir a continuidade do contrato de concessão ferroviária pelos próximos 30 anos é proporcionar ainda mais segurança nessas atividades e a continuidade de um serviço de alta qualidade prestado há décadas. 

Além disso, a ANTT afirma que a prorrogação antecipada do contrato também permitirá  diversificação de cargas, maior segurança e melhoria na mobilidade urbana, com um total de R$ 9,7 bilhões em investimentos (Capex) na capacitação da malha ferroviária, na aquisição de ativos e em projetos de interesse público. Ademais, também serão aplicados mais R$ 21 bilhões ao longo de todo o contrato de concessão ferroviária para a operação dos trilhos do Sudeste brasileiro. 

Saiba mais sobre a MRS Logística

A MRS Logística é uma empresa de operação ferroviária criada junto à ANTT durante o ano de 1996 e atua na região do Sudeste do país e conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas e alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região Sudeste, garantindo mais qualidade ao escoamento produtivo da área.

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Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

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