Acentuada pela covid-19, Halliburton é obrigada a cortar mais de mil postos de trabalho e drama pode se arrastar para seus serviços petrolíferos no Brasil

Paulo Nogueira
por
-
08-05-2020 17:48:29
em Petróleo, Óleo e Gás
Halliburton empregos demissão EUA

Os colaboradores da Halliburton mais atingidos foram dos EUA, mas a falta de demanda e backlog no Brasil pode causar o mesmo efeito em breve

A Halliburton está demitindo cerca de 1.000 funcionários em sua sede corporativa em Houston. As demissões foram efetivadas imediatamente, confirmou um porta-voz da Halliburton. No Brasil ele tem contratos para serviços de petróleo no Sudeste e Noerdeste

Em comunicado, a gigante dos serviços de campo de petróleo atribuiu as demissões à “dramática e imprevisível desaceleração dos negócios causada pelo coronavírus e pela queda sem precedentes dos preços das commodities”.

A declaração também ressalta que “as reduções são adicionais às demissões nas operações globais da empresa. Essas ações são difíceis, mas necessárias, à medida que ajustamos nossos negócios à atividade reduzida dos clientes”.

Este é o mais recente de uma série de anúncios de demissões da Halliburton e de outras empresas do setor de energia nos últimos meses.

Em março, a empresa anunciou que estava contratando 3.500 funcionários de sua sede em Houston por 60 dias para reduzir custos. Mais tarde, demitiu mais de 600 funcionários no Texas e Oklahoma, incluindo 350 em Duncan e 130 no Colorado.

Na semana passada, a Halliburton divulgou centenas de outros cortes de empregos em Oklahoma e dois fechamentos de instalações no Texas. No entanto, muitos dos funcionários impactados no Texas tiveram a oportunidade de trabalhar remotamente ou se mudar. Em uma das instalações do Texas, a Halliburton já havia demitido 384 funcionários.

O emprego global da Halliburton já havia diminuído em cerca de 5.000 pessoas desde o início de 2019 até o final, começando em 2020 com cerca de 55.000 funcionários, de acordo com o mais recente relatório financeiro anual da empresa. A Halliburton produziu US $ 22,41 bilhões em receita em 2019. E em seu primeiro trimestre divulgado em 20 de abril, a Halliburton disse que tinha cerca de 50.000 funcionários.

As empresas de serviços de campo de petróleo já estavam entre os setores mais atingidos no setor de energia, mesmo antes da diminuição da demanda devido à pandemia de Covid-19 e do aumento da produção da Opep e de outros países elevaram os preços do petróleo para um patamar negativo pela primeira vez no mês passado.

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.