1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Abandono exposto: Shopping em Salvador perde mais de 70% das lojas, mantém menos de 30 de 91 ativas, corredores vazios e revela degradação de espaço inaugurado em 1982
Localização BA Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 5 comentários

Abandono exposto: Shopping em Salvador perde mais de 70% das lojas, mantém menos de 30 de 91 ativas, corredores vazios e revela degradação de espaço inaugurado em 1982

Publicado em 22/12/2025 às 13:45
Assista o vídeoShopping, Salvador, Abandono
Imagem: Reprodução / Youtube
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
55 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

O Shopping Baixa dos Sapateiros, em Salvador, voltou ao debate público após vídeo do influenciador Caio Costa mostrar abandono do espaço inaugurado em 1982, hoje com menos de 30 lojas ativas de um total de 91, evidenciando crise estrutural.

Vídeo nas redes reacende debate sobre abandono

A gravação publicada por Caio Costa, criador do perfil A Vida em Salvador, ultrapassou quase 20 mil visualizações no TikTok. O conteúdo mostra corredores vazios, estruturas deterioradas e ausência de fluxo comercial constante.

Durante a visita registrada, o influenciador percorre áreas internas e descreve a sensação de abandono, destacando a falta de manutenção e a deterioração visível em diferentes pontos do shopping.

Segundo dados recentes, o centro de compras perdeu mais de 70% das lojas desde seu auge. Dos 91 estabelecimentos originais, menos de 30 permanecem em funcionamento atualmente.

Assista o vídeo
Vídeo do YouTube

Estruturas deterioradas e funcionamento precário

No vídeo, Caio Costa chama atenção para equipamentos que restaram do período de maior atividade do shopping. Ele cita escada rolante inoperante e elevador com funcionamento considerado arriscado.

A situação de abandono é visível […] Ainda tem os resquícios, a escada rolante. Se eu não me engano, também o elevador funciona precariamente. Eu vi um vídeo da pessoa tendo coragem de usar o elevador, mas eu não teria essa coragem”, diz o influenciador na gravação.

O cenário descrito reforça a percepção de deterioração progressiva do espaço, com áreas desocupadas e sinais de desgaste estrutural acumulados ao longo dos anos.

Memória do auge comercial do espaço

Além das críticas, o influenciador relembra o período em que o shopping representava o comércio popular soteropolitano. Ele aponta antigas referências, como a presença de uma agência da Caixa Econômica.

Caio Costa observa que ainda existem algumas lojas funcionando na parte superior, indicando resistência pontual de comerciantes apesar do esvaziamento generalizado do centro de compras.

Assista o vídeo
Vídeo do YouTube

Reações de internautas e possíveis causas

Nos comentários do vídeo, usuários lamentaram a situação atual do shopping. Relatos mencionam tristeza, lembranças de trabalho no local e percepção de decadência do centro financeiro.

Um internauta atribuiu o declínio à retirada de linhas de ônibus para a Barroquinha, apontando mudanças no transporte público como fator que impactou diretamente o fluxo de consumidores.

As manifestações reforçam que a crise do Shopping Baixa dos Sapateiros envolve não apenas abandono físico, mas transformações urbanas e logísticas acumuladas ao longo do tempo.

Com informações de PSnoticias.

Inscreva-se
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Aldo
Aldo
30/12/2025 11:18

O que eu observo em tudo isso é o seguinte: nada , absolutamente nada dura para sempre entendeu? Muitos impérios e civilizações teve seu período de reinar e caiu, lugares comerciais e setores econômicos é a mesma coisa, nem a nossa vida é para sempre, então parem de achar que isso é por causa de A ou B, com o advento das transformações sociais, tecnológicas, bom o avanço da internet aonde vc pode pedir produtos e receber no conforto do seu lado, com o avanço e surgimento de vários Bairros que ali cresceu seu comércio e seus pontos comerciais vendendo seus produtos , muitas pessoas resolveram comprar em seus bairros ou bairros mais próximo aonde vende também, óbvio que com estratégias e investimentos do estado as coisas podem até voltar a melhor, o que eu tenho a dizer é para as pessoas se confirmarem com o avanço e a modernização e os pensamentos dos comerciantes fregueses, ali foi uma fase, numa geração e já passou, nos resta lembranças, agora pode sim o lugar ser usado para novos projetos comerciais, como uma revitalização de uma nova cara essa região para ser centro oriental, já que os orientais são muito bom pra abrir comércios, essa região poderia abrir esse shoping e se chamar shopping oriental como em São Paulo tem na 25 de março, com lojas de eletrônicos em geral : celulares, cabos, capas, loja de sacolas e bolsas em geral, calçados, perfumes importados, concertos, comércio em atacado e varejo além de lanchonetes etc garanto que os comércios ao redor iria se fortalecer e seria uma região polo comercial com uma cara nova

Última edição em 5 meses atrás por Aldo
Andel Cruz
Andel Cruz
30/12/2025 07:38

O comércio de Bairro expandiu. Se no meu bairro vende a mesma coisa que vende na Barroquinha, com preço similar ou até mais em conta, não tenho a necessidade de me deslocar.

Marcelo
Marcelo
23/12/2025 18:27

Deveria colocar os chineses tanto aí como na baixa dos sapateiro, como tem em São Paulo

Romário Pereira de Carvalho

Já publiquei milhares de matérias em portais reconhecidos, sempre com foco em conteúdo informativo, direto e com valor para o leitor. Fique à vontade para enviar sugestões ou perguntas

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
Ir para o vídeo em destaque
5
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x