1. Início
  2. / Indústria
  3. / A maior pedra preciosa de água-marinha do mundo é brasileira, mede mais 36 cm, está exposta nos EUA e seu valor é um mistério!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

A maior pedra preciosa de água-marinha do mundo é brasileira, mede mais 36 cm, está exposta nos EUA e seu valor é um mistério!

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 29/05/2024 às 17:23
“pedra preciosa”, “água-marinha”, “cristais”
Foto/reprodução: ia

Descobrindo a beleza e significado da água-marinha : Pedra que está exposta no Museu de História Natural de Washington, nos EUA

A água-marinha é uma pedra preciosa que transcende sua deslumbrante beleza. Associada a valores profundos como felicidade, juventude, vitalidade e espiritualidade, ela vai além de um simples cristal. Neste artigo, exploraremos os inúmeros benefícios que essa gema oferece, desde a redução do estresse até a facilitação da comunicação com seres de luz. Venha conosco nesta jornada de descobertas sobre um dos cristais mais poderosos e inspiradores, de acordo com g1.

A história de “Dom Pedro”

A maior pedra de água-marinha do mundo, carinhosamente batizada de “Dom Pedro”, tem uma origem fascinante. Extraída nas décadas de 1980 em Minas Gerais, Brasil, essa joia de 2 quilos foi doada por um casal da Flórida ao Museu de História Natural de Washington. Seu nome é uma homenagem aos dois imperadores que o Brasil já teve, e sua história é repleta de reviravoltas.

O cristal original, extraído da mina, pesava cerca de 45 quilos, mas acabou se rompendo em três partes.A maior parte do cristal, com pouco menos de 30 quilos, serviu de base para esculpir o impressionante obelisco conhecido como “Dom Pedro”. Uma verdadeira obra-prima lapidada, que agora brilha nos corredores do museu.

O valor incomparável

O valor de mercado de “Dom Pedro” permanece um mistério. Sua singularidade o torna incomparável, e a única maneira de estimar seu preço seria colocando-o em leilão. Imagine o leiloeiro anunciando: “Quem dá mais por essa maravilha turquesa, com um toque de ferro?”.

“pedra preciosa”, “água-marinha”, “cristais”
Foto/reprodução: ia

O encanto das impurezas da água-marinha

A água-marinha é uma variedade do mineral berilo. Se fosse desenvolvida em laboratório, seria incolor. No entanto, os cristais naturais gerados em lugares “sujos”, incorporam pequenas quantidades de ferro. E é justamente o ferro que, em interação com a luz, confere à água-marinha seu tom precioso e característico.

“São as impurezas que fazem essas gemas tão especiais”, explica o curador da exposição. Afinal, quem quer uma pedra perfeitamente limpa quando pode ter uma com personalidade?

Brasil: A maior fonte de água-marinha

Portanto, a maioria dos cristais de água-marinha provém de depósitos geológicos de rocha pegmatito. E adivinhe onde muitos desses depósitos estão localizados? Sim, no Brasil! Assim nosso país é a maior fonte mundial dessa pedra preciosa, e “Dom Pedro” é um orgulhoso representante dessa riqueza natural.

Um tesouro azul

Adornar-se com água-marinha vai além de uma expressão de estilo; é uma escolha consciente de cultivar positividade, equilíbrio e conexão espiritual. Então, da próxima vez que admirar uma joia azul-esverdeada, lembre-se de “Dom Pedro” e sua jornada extraordinária. Ele nos ensina que, às vezes, as imperfeições são o que tornam algo verdadeiramente especial.

 

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x