Ferrovia de Integração Oeste-Leste já alcança 68% de execução e promete transformar o transporte ferroviário no país.
Se você é fã de boas notícias sobre o desenvolvimento ferroviário no Brasil, prepare-se: a maior obra de infraestrutura ferroviária no Brasil está avançando a passos largos. A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que contará com impressionantes 1.527 km de extensão, conecta o Porto de Ilhéus, na Bahia, até Figueirópolis, no Tocantins, e é um dos projetos mais ambiciosos do setor de construção no país.
Atualização do progresso da obra da infraestrutura ferroviária
As obras da infraestrutura ferroviária estão divididas em dois grandes blocos: os lotes de 1 a 4, sob responsabilidade da Bahia Mineração (Bamin) desde 2021, e os lotes 5, 6 e 7, conduzidos pela empresa pública Infra SA. Atualmente, o progresso físico da FIOL 2, que engloba grande parte do trecho central, já alcançou 68,31%.
Apesar de avanços robustos da infraestrutura ferroviária, o indicador de trilhos lançados ainda está em 46,62% do total. Confira os números mais recentes:
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Lote 5: 55,74% de trilhos lançados, correspondendo a 96,44 km na linha principal.
Lote 7: 80,84% de trilhos lançados, o que equivale a 146,8 km.
Lote 6: ainda aguarda início dos trabalhos para instalação de trilhos.
Enquanto o lote 6 está em planejamento para licitações e novos serviços, os remanescentes dos lotes 5 e 7 também estão sendo ajustados para continuidade.
Transformação para o futuro
Com conclusão total prevista para os próximos anos, a obra de infraestrutura ferroviária no Brasil promete impulsionar não só o transporte de cargas, mas também abrir novas portas para o desenvolvimento econômico das regiões cortadas pela ferrovia. A construção, que já emprega milhares de trabalhadores e movimenta diversos setores, simboliza um marco no fortalecimento da malha ferroviária brasileira.
Seja para exportação pelo Porto de Ilhéus ou para distribuição nacional, a FIOL é mais que um projeto; é um passo estratégico para um Brasil mais conectado e eficiente.
Boa
Boa tarde seria importante que o secretário de turismo fiseci um ofício para resgatar a antiga ferrovia central atlântica que liga a praça da estação de Belo Horizonte passando pôr Itabirito Ouro preto Minas gerais Mariana e vai a zona da mata dá um turismo legal região do ciclo do Ouro nós já mechemos com turismo a impresa chama caminho novo Caique e outras atrações
Obs: o verbo fazer continua sendo escrito com z
Fizesse
Mexer é com X. Uma empresa, precisa ter cuidado com os textos que pública.
Você errou no texto também. É ‘publica’, de publicar. Sem acento.
Mas realmente o comentário do rapaz acima está difícil de entender. ‘Fiseci’ por exemplo. É demais.
O lote que liga o sul da Bahia não Anda.muitos anos se Arrastando.
Só não entendi o nome da ferrovia, oeste-leste, pois passa por algum Estado do Leste brasileiro? Quanto a obra, se ficar pronta, merecerá toda nossa admiração.
Os pontos cardeais são: Norte, Sul, Leste e Oeste. Imagine o Norte no topo e o Sul na ponta inferior do sinal + (ou de uma cruz), o Oeste no lado esquerdo e o Leste no lado direito. Pois bem, na metade superior dessa cruz ficam as regiões Norte (Noroeste e Nordeste) enquanto as partes ao Sul (Sudoeste e Sudeste) ficam na porção inferior.
Divisão geográfica do Brasil:
A parte central, no Brasil, é chamada de região Centro-Oeste, acima dela ficam as regiões Norte e Nordeste. Ao lado da região Centro-oeste fica a região Sudeste e abaixo delas a região Sul
Dessa forma fica mais fácil entender o nome da ferrovia: o Estado de Tocantins fica na parte Oeste (Centro-oeste) do Brasil e a Bahia na parte Leste da Região Nordeste.
Tocantins fica região Norte, não Centro-Oeste.
Cruza Do Leste da Bahia ao oeste da Bahia.
A Bahia fazia parte da extinta Região Leste do Brasil, quando não existia a Região Sudeste, junto com os Estafos de Minas,Espírito Santo e Rio(Guanabara).
No Brasil pós Juscelino é assim. O que seria feito em 5 anos leva 50 anos. E o custo vai nas estrelas.
É isso mesmo, 5 anos em 50. Quem pensou na obra , não estava nem aí para o término, o negócio era começa-la e empurra -la azeitada por zilhões de aditivos ad eternuns.
Verdade
Verdade essa tinha previsão de conclusão em 2014, método pt estatal de administra.