Montadora chinesa pediu habilitação no Mover, manterá fábrica em Catalão a partir de 2027, criará centro de pesquisa com R$ 120 milhões e também ampliará infraestrutura para carros elétricos em três capitais brasileiras até 2030
A GAC no Brasil protocolou o pedido de habilitação no Programa Mobilidade Verde e Inovação, o Mover, e manteve o plano de iniciar a produção de veículos em Catalão, Goiás, em 2027. Com investimento previsto de US$ 1,3 bilhão até 2030, a estratégia inclui fábrica, pesquisa tecnológica e 242 pontos de recarga rápida.
GAC no Brasil prepara produção de carros híbridos, elétricos e a combustão
A fabricação será realizada em parceria com a HPE Automotores, empresa brasileira responsável pela produção de veículos Mitsubishi e Suzuki no país desde 1998. A operação industrial será instalada em Catalão e terá capacidade anual para até 50 mil veículos.
A futura linha permitirá à GAC produzir no Brasil veículos a combustão, híbridos e elétricos. Segundo a empresa, será a primeira fabricante chinesa a estabelecer no país uma estrutura completa de produção para essas três categorias.
-
Feito inédito na Índia: uma colossal escavadeira de 650 toneladas e quase 3.000 cv é transformada em 100% elétrica em feito marca nova fase da mineração pesada
-
Assustada com a rapidez das fabricantes chinesas, a Renault decidiu copiar o ritmo, fez o novo Twingo elétrico em apenas 21 meses, quer repetir a façanha em 36 modelos até 2030 e, no caminho, vai cortar até 2.400 postos de engenharia
-
Bateria chinesa da Dongfeng promete passar dos 1.000 km sem depender de eletrólito líquido, e o detalhe por trás da tecnologia pode mudar a disputa dos carros elétricos
-
O fim da era da combustão automotiva já começou, mas muitos no Brasil ainda não perceberam o tamanho da virada dos carros elétricos chineses
A operação combinará componentes nacionais e importados. O projeto também prevê investimentos em infraestrutura, qualificação técnica de trabalhadores e desenvolvimento de fornecedores locais, ampliando a participação da cadeia brasileira na fabricação dos veículos.
Para Lu Guojie, vice-presidente da GAC International, a parceria reunirá a experiência de produção local da HPE com a tecnologia desenvolvida globalmente pela montadora chinesa.
O CEO da HPE Automotores, Mauro Correia, afirmou que a cooperação representa um novo capítulo para a empresa, que possui capital 100% nacional e fabrica veículos no Brasil há mais de 25 anos.

Pedido de entrada no Mover amplia estratégia industrial
O pedido de habilitação no Mover integra o plano da GAC de construir uma operação de longo prazo no mercado brasileiro.
O programa federal busca estimular investimentos, eficiência energética, inovação e fortalecimento da indústria automotiva nacional.
Segundo Alex Zhou, CEO da GAC Brasil, a intenção da montadora vai além da fabricação de automóveis. A empresa pretende desenvolver engenharia local, adaptar tecnologias ao mercado brasileiro e fortalecer sua rede de fornecedores.
Entre as soluções citadas estão sistemas flex e tecnologias avançadas de eletrificação. A companhia também espera gerar empregos qualificados e incorporar o Brasil à sua estratégia global de expansão.
O planejamento prevê investimento total de US$ 1,3 bilhão no país até 2030. A produção em Catalão, programada para começar em 2027, será uma das principais etapas desse projeto.
Centro de pesquisa terá investimento de R$ 120 milhões
A GAC também prepara a instalação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil, com participação de engenheiros brasileiros.
A unidade será um dos dois centros de pesquisa da companhia localizados fora da China. O outro funciona na Europa.
Entre os projetos avaliados estão motores flex e a tecnologia REEV, sigla para veículo elétrico de autonomia estendida. Nesse sistema, a tração é elétrica, enquanto um gerador auxiliar a combustão ajuda a ampliar a autonomia.
Em entrevista à EXAME, Zhang Fan, vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento da GAC, informou que a empresa destinará R$ 120 milhões às iniciativas de pesquisa e desenvolvimento no Brasil.
Desde a criação de seu centro de pesquisa, em 2006, a montadora investiu 50 bilhões de yuans, cerca de R$ 25 bilhões, em inovação. Nesse período, apresentou mais de 19 mil pedidos de patentes.
Parceria prevê 242 pontos de recarga rápida até 2030
Outra frente da GAC no Brasil será a expansão da infraestrutura para veículos elétricos. Uma parceria com a GreenV e a plataforma de mobilidade 99 prevê a instalação de 242 pontos de recarga rápida até 2030.
Os equipamentos serão distribuídos entre concessionárias da marca e hubs localizados estrategicamente em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
A GAC fornecerá os carregadores rápidos. A GreenV realizará os investimentos e assumirá a operação da infraestrutura.
A 99 oferecerá condições diferenciadas para que seus motoristas parceiros utilizem os pontos por meio do aplicativo.
A iniciativa é a primeira ação conjunta entre a GAC e a plataforma desde a entrada da montadora na Aliança pela Mobilidade Sustentável, formada por 31 empresas.
Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico indicam que o país possui 21.060 pontos públicos e semipúblicos de carregamento.
A nova rede pretende ampliar o acesso à recarga e reduzir obstáculos à utilização de veículos eletrificados.
A GAC atua em mais de 100 países. Em 2024, produziu 1,9 milhão de veículos e vendeu 2 milhões de unidades, incluindo 455 mil modelos eletrificados.
Desde a chegada ao mercado brasileiro, lançou cinco modelos, abriu um centro de distribuição de peças em Cajamar, São Paulo, iniciou a ampliação da rede de concessionárias e estabeleceu parcerias com Inmetro, Unicamp, UFSC e UFSM.
Esta matéria foi elaborada com base em informações da GAC Brasil, da EXAME e da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, com dados, números e declarações preservados conforme o material consultado.

