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700 metros, R$ 375 milhões e um vão de 420 metros: a construção da ponte do XINGU já tem 18% das obras concluídas e revoluciona o Pará com uma MEGA obra

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 24/11/2024 às 17:32
700 metros, R$ 375 milhões e um vão de 420 metros: a construção da ponte do XINGU já tem 18% das obras concluídas e revoluciona o Pará com uma MEGA obra
A construção da ponte do Xingu revoluciona o Pará com uma mega obra (Imagem: Reprodução)

Entre avanços e expectativas, a construção da ponte do Xingu se destaca como uma das maiores obras de infraestrutura no Brasil.

A construção da ponte do Xingu, localizada entre as cidades de Anapu e Vitória do Xingu, no Pará, está transformando a realidade da região Norte do país. Com impressionantes 700 metros de extensão total e 420 metros de vão livre estaiado, a mega ponte no Pará avança a passos largos, consolidando-se como um marco na engenharia nacional.

Além de sua localização estratégica na famosa Transamazônica (BR-230), conhecida pela complexidade de seu trajeto e pela carência de infraestrutura, a construção da ponte do Xingu é essencial para melhorar a conexão entre cidades e povoados, como Belo Monte 1 e Belo Monte 2, além de facilitar o transporte e fortalecer o desenvolvimento econômico da região.

A ponte, que está sendo erguida por um consórcio de empresas experientes no setor – a Construbase e Cidade –, já alcançou cerca de 18% de execução. Com um orçamento de aproximadamente R$ 375 milhões, a obra envolve fundações robustas e avançados métodos de engenharia. Até o momento, grande parte das estacas raízes e dos blocos de fundação foram concluídas, marcando o início da estruturação dos pilares centrais e dos mastros que sustentarão o impressionante vão livre.

Uma MEGA obra para entrar na história

700 metros, R$ 375 milhões e um vão de 420 metros: a construção da ponte do XINGU já tem 18% das obras concluídas e revoluciona o Pará com uma MEGA obra
Imagem DriDrone

A construção da ponte do Xingu se destaca não apenas por sua funcionalidade, mas também por sua imponência arquitetônica. Com pilares ocos, projetados para garantir leveza estrutural e eficiência na sustentação, a mega ponte no Pará será uma das maiores da América Latina em termos de vão estaiado, destacando-se como um símbolo de inovação e progresso.

Localizada em uma área remota e de difícil acesso, a obra também desafia os engenheiros com condições logísticas complexas. Porém, o ritmo de trabalho é intenso, com avanços significativos não só na estrutura principal da ponte, mas também nos acessos e na terraplenagem, fundamentais para conectar a rodovia à nova travessia.

A importância da obra da ponte do Xingu para a região

A ponte do Xingu promete ser uma solução esperada há décadas pelos moradores e pelos usuários da Transamazônica. Além de facilitar o transporte, reduzir o tempo de viagem e melhorar a segurança, a mega ponte no Pará terá um impacto positivo no fluxo de mercadorias e no desenvolvimento socioeconômico de toda a região Norte.

Ainda mais impressionante é o método construtivo adotado, que promete acelerar a conclusão da obra após a finalização dos pilares e mastros. Com a instalação dos tabuleiros modulares, o ritmo de construção deve aumentar exponencialmente, assim como foi observado na Ponte da Integração, um projeto semelhante realizado pelo mesmo consórcio.

Expectativa e emoção na reta final

Enquanto as obras seguem firmes, os moradores da região acompanham com entusiasmo a evolução da construção da ponte do Xingu. A expectativa é que, ao final, a ponte seja não apenas uma solução prática, mas também um cartão-postal do Pará, reforçando o estado como protagonista em obras de infraestrutura de grande porte no Brasil.

Com o progresso atual, a mega ponte no Pará já se aproxima de ser uma realidade, marcando um novo capítulo para a logística, o transporte e a qualidade de vida na região amazônica. Fique ligado nas próximas atualizações sobre essa obra monumental!

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Marcos
Marcos
26/11/2024 07:43

Mais de 01 ano de obra e nada de benfeitoria para os funcionários, sem ambulância, sem ambulatório, sendo que obra civil a partir de 50 funcionários deve ter atendimento médico no setor de trabalh e já conta com mais de 300 funcionários.

Deivid
Deivid
26/11/2024 13:10

Tá bom o preço do metro dessa o ra

Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

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