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44 km, 6,3 bilhões e 80% prontos: as OBRAS do Rodoanel Mario Covas entram na reta final para transformar São Paulo

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 28/11/2024 às 12:29
44 km, 6,3 bilhões e 80% prontos: as OBRAS do Rodoanel Mario Covas entram na reta final para transformar São Paulo
Com 44 km de extensão, R$ 6,3 bilhões investidos e previsão de redução de 30% no trânsito, as obras do Rodoanel Mario Covas chegam a 80% de conclusão e prometem revolucionar a logística em São Paulo. (Imagem: Reprodução)

Após quase 30 anos de desafios, o último trecho das obras do Rodoanel Mario Covas está perto de transformar a mobilidade em São Paulo

A história das obras do Rodoanel Mario Covas é marcada por décadas de desafios ambientais, burocráticos, políticos e econômicos. Porém, com previsão de conclusão em 2026, o trecho Norte da rodovia finalmente está próximo de inaugurar e promete revolucionar a mobilidade e logística da construção em São Paulo, beneficiando milhões de pessoas.

Um projeto de décadas

O conceito de um anel viário na região metropolitana de São Paulo surgiu no início do século XX, mas só ganhou força em 1998, quando o projeto foi oficializado e rebatizado como Rodoanel Mario Covas. Desde então, a construção avançou em etapas, conectando gradualmente as principais rodovias estaduais.

Com 44 km de extensão, o trecho Norte é o mais desafiador de todos, atravessando áreas de relevo acidentado e de proteção ambiental, como a Serra da Cantareira. Estudos detalhados garantiram que a obra fosse viável, equilibrando eficiência logística com preservação ambiental.

Impactos e avanços das obras do Rodoanel Mario Covas

Atualmente, as obras do Rodoanel Mario Covas estão 10% adiantadas, segundo a concessionária Via Apia, responsável pela retomada em 2024. Esse trecho vai conectar rodovias estratégicas como a Presidente Dutra e a Fernão Dias, integrando o Aeroporto de Guarulhos ao sistema viário.

44 km, 6,3 bilhões e 80% prontos: as OBRAS do Rodoanel Mario Covas entram na reta final para transformar São Paulo
Na Serra da Cantareira, coração da última etapa de 44 km, as obras do Rodoanel Mario Covas chegam a 80% de conclusão, com R$ 6,3 bilhões investidos para transformar a mobilidade em São Paulo.

A redução no trânsito da região será significativa: espera-se que cerca de 30% do tráfego pesado das marginais Pinheiros e Tietê migre para o Rodoanel, melhorando a fluidez urbana e diminuindo custos logísticos. A ligação direta também reduzirá o tempo de transporte para o Porto de Santos em até 50%.

Sustentabilidade e inovação

A construção em São Paulo incorporou tecnologias avançadas para minimizar impactos ambientais. Sistemas modernos de ventilação em túneis e medidas específicas para cargas perigosas reforçam a segurança. Além disso, estima-se que as emissões de gases de efeito estufa serão reduzidas em até 15%.

O futuro da mobilidade

Com a conclusão prevista para 2026, o trecho Norte consolidará o Rodoanel Mario Covas como o maior e mais importante sistema rodoviário do Brasil. Além de resolver gargalos históricos na mobilidade, a obra trará benefícios econômicos, ambientais e sociais, reafirmando seu papel na evolução da infraestrutura viária e da construção em São Paulo.

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Beatriz magagnini
Beatriz magagnini
28/11/2024 20:06

O trecho de Guarulhos passa aqui próximo ao meu bairro em Bonsucesso. Precisa uma revisão na estrutura.

Paulo Victor
Paulo Victor
29/11/2024 07:05

Não agradeço ao ex governadores Alckmin. Serra, e Doria, que negligenciaram o empreendimento e usaram a conclusãodas obras como falsa propagandaeleitoral.
O primeiro, por vários mandatos e promessas de prazos não cumpridas.
O último, passou o mandato sem colocar um saco de cimento sequer nas obras.
No final a culpa é nossa, do povo, que elegeu gente incompetente e com baixi nível de comprometimento dom a população.

Deocleciano
Deocleciano
29/11/2024 09:21

Não tem nada para comemorar, essa obra é o retrato do descaso com o dinheiro público.
É vergonhoso uma obra dessa levar mais de trinta anos, com muita incompetência levaria uns dez anos mas aqui tudo é festa.

Carlos Antonio da Cruz
Carlos Antonio da Cruz
30/11/2024 06:19

Quando vai ser entregue

Mário Sérgio
Mário Sérgio
02/12/2024 19:49

6 bilhões voando de mão em mão. E a população de SP, capital e interior, pagando com gastos em combustível, e horas e horas de uma péssima qualidade de vida. Esses são os nossos políticos.

Franco Lutero
Franco Lutero
Em resposta a  Mário Sérgio
02/12/2024 19:49

É inaceitável que políticos joguem com a qualidade de vida dos cidadãos, desperdiçando recursos públicos e gerando sofrimento. A população de SP merece mais do que promessas e desrespeito.

Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

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