Após quase 30 anos de desafios, o último trecho das obras do Rodoanel Mario Covas está perto de transformar a mobilidade em São Paulo
A história das obras do Rodoanel Mario Covas é marcada por décadas de desafios ambientais, burocráticos, políticos e econômicos. Porém, com previsão de conclusão em 2026, o trecho Norte da rodovia finalmente está próximo de inaugurar e promete revolucionar a mobilidade e logística da construção em São Paulo, beneficiando milhões de pessoas.
Um projeto de décadas
O conceito de um anel viário na região metropolitana de São Paulo surgiu no início do século XX, mas só ganhou força em 1998, quando o projeto foi oficializado e rebatizado como Rodoanel Mario Covas. Desde então, a construção avançou em etapas, conectando gradualmente as principais rodovias estaduais.
Com 44 km de extensão, o trecho Norte é o mais desafiador de todos, atravessando áreas de relevo acidentado e de proteção ambiental, como a Serra da Cantareira. Estudos detalhados garantiram que a obra fosse viável, equilibrando eficiência logística com preservação ambiental.
- China impõe golpe bilionário aos EUA: restrição de mineral raro custa US$ 34 bilhões por década
- Livre comércio entre Mercosul-União Europeia acabará com imposto de importação de carros europeus; mercado unirá 718 milhões de pessoas e poderá zerar tarifas em até 30 anos
- Mais de 30 dias de espera? 2 problemas que tiram o sono de quem compra o Peugeot 208!
- Nova Lei que reduz jornada de trabalho para 30h vai beneficiar 30 MILHÕES de brasileiros
Impactos e avanços das obras do Rodoanel Mario Covas
Atualmente, as obras do Rodoanel Mario Covas estão 10% adiantadas, segundo a concessionária Via Apia, responsável pela retomada em 2024. Esse trecho vai conectar rodovias estratégicas como a Presidente Dutra e a Fernão Dias, integrando o Aeroporto de Guarulhos ao sistema viário.
A redução no trânsito da região será significativa: espera-se que cerca de 30% do tráfego pesado das marginais Pinheiros e Tietê migre para o Rodoanel, melhorando a fluidez urbana e diminuindo custos logísticos. A ligação direta também reduzirá o tempo de transporte para o Porto de Santos em até 50%.
Sustentabilidade e inovação
A construção em São Paulo incorporou tecnologias avançadas para minimizar impactos ambientais. Sistemas modernos de ventilação em túneis e medidas específicas para cargas perigosas reforçam a segurança. Além disso, estima-se que as emissões de gases de efeito estufa serão reduzidas em até 15%.
O futuro da mobilidade
Com a conclusão prevista para 2026, o trecho Norte consolidará o Rodoanel Mario Covas como o maior e mais importante sistema rodoviário do Brasil. Além de resolver gargalos históricos na mobilidade, a obra trará benefícios econômicos, ambientais e sociais, reafirmando seu papel na evolução da infraestrutura viária e da construção em São Paulo.
O trecho de Guarulhos passa aqui próximo ao meu bairro em Bonsucesso. Precisa uma revisão na estrutura.
Não agradeço ao ex governadores Alckmin. Serra, e Doria, que negligenciaram o empreendimento e usaram a conclusãodas obras como falsa propagandaeleitoral.
O primeiro, por vários mandatos e promessas de prazos não cumpridas.
O último, passou o mandato sem colocar um saco de cimento sequer nas obras.
No final a culpa é nossa, do povo, que elegeu gente incompetente e com baixi nível de comprometimento dom a população.
Não tem nada para comemorar, essa obra é o retrato do descaso com o dinheiro público.
É vergonhoso uma obra dessa levar mais de trinta anos, com muita incompetência levaria uns dez anos mas aqui tudo é festa.
Quando vai ser entregue
6 bilhões voando de mão em mão. E a população de SP, capital e interior, pagando com gastos em combustível, e horas e horas de uma péssima qualidade de vida. Esses são os nossos políticos.
É inaceitável que políticos joguem com a qualidade de vida dos cidadãos, desperdiçando recursos públicos e gerando sofrimento. A população de SP merece mais do que promessas e desrespeito.