1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / 1500 vagas de emprego serão geradas com a inauguração da maior fábrica de painéis solares do Brasil em Cascavel, Paraná
Localização PR Tempo de leitura 2 min de leitura

1500 vagas de emprego serão geradas com a inauguração da maior fábrica de painéis solares do Brasil em Cascavel, Paraná

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 25/10/2022 às 16:55
Assista o vídeoPainéis solares, fábrica, solar
Foto: reprodução www.pexels.com
  • Reação
1 pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

A nova fábrica inaugurada na sexta-feira, 21, foi equipada com instrumentos de última geração para a fabricação de painéis solares e vai gerar mais de 1.500 empregos diretos e indiretos

Na última sexta-feira, 21, aconteceu a inauguração da maior fábrica de painéis solares fotovoltaicos do Brasil, da indústria Sengi Solar. A cerimônia contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Júnior no local onde está inserida a nova unidade, em Cascavel, no Oeste do Paraná. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 220 milhões e vai gerar mais de 1.500 oportunidades de emprego diretos e indiretos.

A nova fábrica de painéis solares foi construída com equipamentos automatizados de última geração e possui uma capacidade produtiva de 3.600 módulos por dia, o que representa 500 MWp (megawatts-pico) por ano.

Com operação em três turnos, a fábrica tem potencial para desenvolver uma placa fotovoltaica a cada 23 segundos. Com esse volume, os painéis fotovoltaicos fabricados na indústria poderão gerar 63 GigaWatts-hora por ano.

COMO FUNCIONA A ENERGIA SOLAR?

Assista o vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=JTqz_xzozl0
Reprodução: Youtube

Ponto para o Paraná!

Ratinho Junior afirma que, além da tecnologia de ponta inserida na fábrica de painéis solares, ela também funciona como uma vitrine para o Paraná, que é um dos principais produtores de energia limpa do Brasil.

“É motivo de orgulho para o nosso Estado possuir uma indústria como esta, que além de gerar muitos empregos, também ajuda na sustentabilidade. O Paraná foi eleito o Estado mais sustentável do Brasil, e projetos como este ajudam a consolidar essa posição”, disse.

O governador ainda destaca o imenso suporte do Governo do Estado para a geração de energia sustentável, com projetos voltados principalmente às propriedades rurais, como o programa Renova Paraná.

Tecnologia disponível

Com engenharia de produto nacional e aporte na pesquisa e inovação, a Sengi Solar produziu uma linha de produtos de alta eficiência e durabilidade. Os painéis solares fotovoltaicos são desenvolvidos com insumos vindos de fornecedores de diferentes partes do mundo.

A instalação da fábrica em Cascavel também deve impulsionar a reindustrialização do Brasil com foco em produtos do futuro, afirma o presidente das empresas do Grupo Tangipar, Daniel da Rocha.

O Grupo Tangipar, controlador da nova unidade, acredita que o aumento da demanda por insumos industrializados para a fabricação de módulos solares viabiliza novas fábricas vinculadas à cadeia de suprimentos do silício, vidro, polímeros e metalurgia.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
Ir para o vídeo em destaque