15 mil vagas são oferecidas em cursos técnicos gratuitos, pelo governo de Pernambuco neste dia 02

Roberta Souza
por
-
02-06-2021 17:21:39
em Cursos
Cursos técnicos – Pernambuco – cursos técnicos gratuitos Cursos gratuitos/ Fonte: FDR

Os cursos técnicos gratuitos estão sendo oferecidos pelo governo de Pernambuco e Secretária de Educação e Esportes (SEE)

Hoje (02/06), o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), abriu seleção para o preenchimento de 15.083 vagas em 35 cursos técnicos em todas as regiões do estado. Do total, 7.223 são para a modalidade EAD Semipresencial e 7.860 para Subsequente Presencial. As inscrições começaram nesta terça-feira (1º) e seguem até o dia 10 no site da Secretaria. As aulas estão previstas para começar no dia 02 de agosto. Veja ainda: IFSP oferta 1.800 vagas em cursos técnicos gratuitos, sem provas, nas áreas de eletroeletrônica, mecânica, mecatrônica, design de interiores e diversas outras categorias

Confira, abaixo, quais os cursos técnicos gratuitos estão abertos no Pernambuco, em Recife

Os cursos técnicos que estão sendo oferecidos pelo governo do estado do Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes, são: Agroecologia; Publicidade; Rádio, TV e internet; Produção de áudio e vídeo; Artes visuais; Teatro; Design gráfico; Design de interiores; Biblioteconomia; Secretaria escolar; Tradução e interpretação em Libras; Sistemas de energia renovável; Administração; Comércio exterior; Logística; Marketing; Recursos humanos; Eletrotécnica; Mecânica; Mecatrônica; Química; Segurança do trabalho; Edificações; Meio ambiente; Análises clínicas; Enfermagem; Nutrição e dietética; Prótese dentária; Saúde bucal; Desenvolvimento de sistemas; Multimídia; Redes de computadores; Guia de turismo; Hospedagem e Eventos, são 35 cursos técnicos.

Na modalidade EAD Semipresencial, as aulas dos cursos técnicos irão acontecer à distância (ead), com encontros semanais, e provas presenciais ao final do módulo. Podem se inscrever para esta modalidade estudantes do 2º ano do Ensino Médio em diante ou aqueles que já concluíram esta etapa de ensino. Já nos cursos técnicos gratuitos, na modalidade Subsequente Presencial, pessoas que já concluíram o Ensino Médio podem se inscrever e as aulas serão presenciais.

Realização dos cursos com a pandemia da Covid-19

O governo do estado de Pernambuco disse que, para permitir a retomada das atividades presenciais dos cursos técnicos durante a pandemia da Covid-19, foi elaborado um caderno de protocolo com regras de distanciamento social, mecanismos de proteção, monitoramento e comunicação da doença.

As unidades de ensino, conforme esse protocolo, deverão aferir a temperatura corporal dos estudantes, disponibilizar totens de álcool em gel pelos corredores, pias para higienização das mãos, depósitos de álcool em gel em cada entrada de sala de aula. Serão disponibilizados, durantes os cursos técnicos gratuitos, máscara e protetores faciais para professores e demais profissionais, tapetes sanitizantes e cartazes de orientação.

Como realizar as inscrições nos cursos técnicos gratuitos, no estado do Pernambuco

As etapas para participar dos cursos técnicos gratuitos no Pernambuco:

  • Período de inscrição dos candidatos nos cursos técnicos: 1 a 10/06/2021;
  • Realização das provas objetivas: 14 a 22/06/2021;
  • Divulgação da prova para revisão: 25/06/2021;
  • Recebimento de Recursos: 25 a 28/06/2021;
  • Divulgação do Resultado Definitivo (após os recursos): 01/07/2021;
  • Período de matrícula: 05 a 09/07/2021;
  • Divulgação do Resultado – 1º remanejamento: 13/07/2021;
  • Período de matrícula – 1º remanejamento: 14 a 15/07/2021
  • Divulgação do 2º remanejamento: 19/07/2021;
  • Início das aulas dos cursos técnicos: 02/08/2021.

Para realizar a inscrição nos cursos técnicos gratuitos no Pernambuco, o candidato deve se cadastrar no site da Secretaria de Educação e Esportes, e validar o cadastro via e-mail. As provas serão realizadas de 14 a 22 de junho, no formato eletrônico e remoto, com 20 questões objetivas de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática. O período da matrícula é de 05 a 09 de julho, e os candidatos devem fazê-la presencialmente na escola/polo.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe