O maior cargueiro semissubmersível do mundo protagonizou uma operação impressionante ao transportar 90 mil toneladas de concreto rumo às Filipinas.
Em maio de 2022, o BOKA Vanguard, conhecido como o maior cargueiro semissubmersível do mundo, protagonizou uma das manobras mais desafiadoras já realizadas no porto de Punta Langosteira, na Corunha. A missão? Transportar seis colossais caixões de concreto, pesando 15 mil toneladas cada, para a expansão de um aeroporto nas Filipinas. Uma operação que destacou toda a força e engenhosidade dessa impressionante embarcação.
O BOKA Vanguard é frequentemente aclamado como o maior cargueiro semissubmersível do mundo, um título conquistado graças ao seu design inovador e impressionante capacidade de carga. Com 275 metros de comprimento, 70 metros de largura e uma profundidade de 15,5 metros, o navio é capaz de carregar estruturas de até 110 mil toneladas – o equivalente ao peso de centenas de aviões Boeing 747. Comparado a outros gigantes dos mares, como os maiores navios petroleiros do mundo, o BOKA Vanguard destaca-se por sua capacidade semissubmersível única.
Maior cargueiro semissubmersível do mundo atende demandas exigentes
Projetado para atender às demandas mais exigentes do setor offshore, o cargueiro pode transportar plataformas de petróleo, FPSOs, outros navios gigantescos ou até mesmo imensos blocos de concreto, como os criados pela Acciona para o projeto na Galícia. Além disso, o BOKA Vanguard também pode atuar como dique seco flutuante, permitindo reparos no meio do oceano.
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Como ele faz isso?
A magia por trás do BOKA Vanguard está no seu design. O navio pode se lastrear, submergindo o convés até que a carga flutue e seja posicionada corretamente. Uma vez no lugar, o lastro é liberado, e o navio eleva o convés, carregando a estrutura com segurança. Essa operação, realizada em 2022, permitiu que os seis gigantes de concreto fossem transportados em uma única viagem histórica.
Após carregar as 90 mil toneladas no porto de Punta Langosteira, o cargueiro seguiu para o estuário de Ares, onde ajustes finais garantiram a segurança da carga antes de cruzar milhares de quilômetros rumo às Filipinas.
Muito mais que um recorde
A criação do BOKA Vanguard não foi um capricho, mas uma necessidade para atender à crescente demanda por operações logísticas complexas. Construído entre 2011 e 2012 na Coreia, o navio foi encomendado pela Dockwise para superar as limitações de seus antecessores. A mudança de nome para BOKA Vanguard veio em 2018, quando a Boskalis reafirmou o protagonismo do navio em operações de alta complexidade.
Além de ser um marco na engenharia naval, o maior cargueiro semissubmersível do mundo também reduz custos operacionais ao transportar estruturas maiores e mais pesadas em uma única viagem, aumentando a eficiência das operações.
Operações como a da Corunha são a prova da versatilidade e força do BOKA Vanguard. Seja transportando plataformas gigantescas ou caixões de concreto de 15 mil toneladas, o maior cargueiro semissubmersível do mundo segue desbravando os oceanos e redefinindo os limites da engenharia marítima.
Caracas aí sim nota 10 p o capitão tbem né .
Se o capitão é tão nota 10, como o artigo não foi encontrado?