Início 10 mil vagas de cursos, na área da indústria, são oferecidas pelo Senai no Paraná

10 mil vagas de cursos, na área da indústria, são oferecidas pelo Senai no Paraná

16 de junho de 2022 às 22:37
Compartilhe
Siga-nos no Google News
vagas, cursos, Paraná
foto: reprodução Adobe Stocker

As vagas dos cursos do Senai, no Paraná, estão com inscrições abertas para as áreas de TI, metalmecânica e automação.

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) está oferecendo 10 mil vagas, no Paraná, para cursos nas áreas que estão mais em alta na indústria, como Tecnologia da Informação (TI), eletroeletrônica, metalmecânica, automação, biotecnologia e confecção.

De acordo com o Senai, alguns dos cursos oferecidos no Paraná são gratuitos e outros possuem mensalidade. Para certificar quais as vagas dos cursos estão disponíveis na sua cidade, é válido entrar em contato com a unidade do município.

Artigos recomendados

O período de duração dos cursos ofertados pode variar de dois meses a dois anos, a depender da modalidade escolhida, que vai desde a qualificação e aperfeiçoamento até os de aprendizagem industrial e técnicos.

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

Nos dias atuais, os principais campos da indústria no Paraná possuem dificuldades para adquirir mão de obra técnica e qualificada. Com isso, os alunos que forem selecionados nas vagas dos cursos ofertados pelo Senai no Paraná estão sendo grandemente disputados.

Em uma das turmas de metalmecânica, em Maringá, no norte do Paraná, como exemplo, todos os alunos dos cursos já foram contratados.

“Em um curso técnico, além de te proporcionar um emprego rapidamente, ele vai a curto e médio prazo te proporcionar um salário bacana porque você vai estar indo rapidamente para o mercado de trabalho”, explica Clemente Vieira dos Santos, coordenador de Educação do Senai em Maringá, norte do Paraná.

Vagas dos cursos ofertados no Paraná são para todas as faixas etárias

As vagas dos cursos ofertados pelo Senai não são apenas para adolescentes e jovens. Daniel Gonçalves por exemplo, aos 50 anos, faz no Senai o curso de desenvolvimento de sistemas.

“Eu espero junto com essa rapaziada está fazendo o curso aqui, e espero estarmos juntos no mercado, aprimorando, desenvolvendo sistema que o mercado está exigindo”, contou.

De acordo com dados da Organização Todos Pela Educação, cerca de 22,9% dos alunos matriculados no ensino médio do Paraná integram as vagas da modalidade profissional técnica. Esse índice é acima da média do Brasil, que é de 19%.

Sobre o Senai

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) possui como objetivo incentivar, por meio do oferecimento de vagas para cursos técnicos, a inovação industrial através da educação, consultoria, pesquisa aplicada e serviços técnicos e tecnológicos cujo são decisivos para a competitividade das empresas do Estado e do Brasil.

O SENAI é um dos cincos maiores complexos de educação profissional mundiais e o maior da América Latina. É reconhecido como modelo de educação profissional, por conta da qualidade dos serviços que promove e pela pré-disposição em utilizar formatos educacionais diferenciados e inovadores, que capacitam os profissionais através de cursos presenciais e a distância, formando trabalhadores habilitados para contribuir com o desenvolvimento da indústria.

Educação no SENAI

O mercado de trabalho do setor industrial exige, cada vez mais, trabalhadores aptos e atualizados. Pensando nessa aptidão que é exigida pelas indústrias o SENAI, que está oferecendo vagas no Paraná, possui foco em capacitar seus alunos por meio de uma série de cursos e programas que podem ser modificados de acordo com necessidade que cada empresa exige.

Além disso, o SENAI, além de oferecer um ensino focado no que cada empresa exige, também oferece serviços de inovação que buscam soluções inovadoras, através de pesquisas, desenvolvimento e inovação, e, possui parceria com as indústrias. Semelhante ao ensino focado no que cada empresa exige, a inovação dos cursos do SENAI também podem ser modificados conforme a demanda de cada empresa.

Relacionados
Mais recentes