Durante o naufrágio de um navio russo, a tripulação enfrentou uma situação crítica quando um navio norueguês próximo se recusou a prestar socorro.
O navio mercante russo Ursa Major enfrentou seu destino trágico nas águas internacionais do Mar Mediterrâneo, entre a Espanha e a Argélia, ao naufragar no dia 23 de dezembro. A notícia do incidente veio à tona apenas no dia seguinte, quando a publicação espanhola Español relatou os detalhes.
Em meio ao naufrágio do navio, os russos emitiram um alerta de socorro, mas o resultado não foi o esperado. O Oslo Carrier 3, uma embarcação com bandeira da Noruega, recusou-se a receber a bordo a tripulação em perigo.
Mesmo diante da gravidade da situação, os noruegueses explicaram que a recusa no socorro se dava por uma proibição não especificada.
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A recusa do navio Oslo Carrier 3, de bandeira norueguesa, em resgatar tripulantes do cargueiro russo, gerou forte repercussão na mídia russa, que destacou o descumprimento de normas internacionais de salvamento marítimo. Mas, o que diz essas normas?
Violações à convenção internacional de salvamento do navio russo
A decisão do Oslo Carrier 3, que alegou uma “proibição não especificada” para não embarcar os marinheiros em situação de emergência, está em desacordo com o Artigo 10 da Convenção Internacional de Salvamento de 1989.
Este documento estabelece que os capitães dos navios são obrigados a prestar assistência a qualquer pessoa em perigo de morte no mar, desde que tal operação não represente uma ameaça grave para o próprio navio ou sua tripulação.
A mídia russa destacou que a negativa do Oslo Carrier 3 é um caso flagrante de descumprimento desta regra, que visa proteger vidas humanas em situações de extrema vulnerabilidade no ambiente marítimo.
No final, os 14 dos 16 tripulantes do Ursa Major foram resgatados pela embarcação espanhola Salvamar Drago e levados ao porto de Cartagena, na Espanha. Os dois restantes caíram no mar.
Detalhes do naufrágio
O Ursa Major, de bandeira russa, estava em rota de São Petersburgo para Vladivostok, onde deveria chegar em 22 de janeiro.
O naufrágio foi antecedido por três explosões na casa de máquinas, resultando na abertura de um buraco de 50×50 cm na embarcação. Segundo a empresa proprietária do cargueiro, Oboronlogistics, o incidente pode ter sido causado por um ataque terrorista.
Além do Salvamar Drago,, outros navios mercantes e uma patrulha da Marinha espanhola também participaram das operações de resgate, conforme reportado pela imprensa espanhola.
Reações internacionais
A atitude do Oslo Carrier 3 gerou indignação na Rússia, com o secretário de imprensa do presidente russo, Dmitry Peskov, classificando o caso como “flagrante e merecedor de total condenação“.
Ele ressaltou a gravidade do descumprimento das normas internacionais e reforçou a importância de investigar o caso.
Detalhes do Artigo 10
A recusa de resgate no mar é condenada pela comunidade marítima internacional, uma vez que compromete os princípios básicos de solidariedade e assistência que sustentam as normas de salvamento.
O Artigo 10 da Convenção Internacional de Salvamento de 1989 é claro ao estabelecer que, em situações de perigo, a prioridade deve ser a preservação da vida humana, mesmo em condições extremas.
Artigo 10 – Dever de Cooperação
O comandante de um navio em perigo deve cooperar plenamente com os salvadores durante as operações de salvamento, com vistas a garantir o êxito dessas operações. O armador do navio deve tomar as medidas necessárias para assegurar que o comandante cumpra esta obrigação.
O salvor, ao realizar as operações de salvamento, deve exercer o devido cuidado para evitar ou minimizar danos ao meio ambiente.
O comandante de um navio em perigo, o armador e o salvor devem, cada um na medida do possível, cooperar plenamente com as autoridades públicas competentes para evitar ou minimizar os danos ao meio ambiente.
ESSE CUIDADO EXIGIDO PELOS RUSSOS, NAO FIZERAM EM TERRA, QDO EXPULSARAM MILHOES DE UCRANIANOS DE SUAS TERRAS, LOGO SAO UM POVO QUE QUEREM PREVILEGIOS EM QUANTO MASSACRA SEU VIZINHO ESTOU COM O COMANDANTE ANTERIOR, SE VIREM SOZINHOS
Nessa ordem de ideias, ninguém se salva. Pior, fizeram os norte americanos que invadiram e destruíram o Iraque em cima de mentiras deslavadas. Pelo menos, a Otan, EUA, estavam afrontando a Rússia com a sua expansao para as fronteiras russas. Em 1962, EUA se sentiram ameaçados e bloquearam o envio de armamento russo, dizem que se tratava de um míssel, para Cuba. Pimenta só arde nos nossos olhos, né.
Ocorre que dois erros não fazem um acerto, ou pq um ze **** em algum lugar estuprou uma mulher não justifica que estuprem a sua mãe filha ou irmã, ambos os casos estariam errados, e vc dizer o contrario, bem é sua familia ne, nao acho que vc defenderia? Assim americanos quando erraram no Iraque não justificam russos invadirem a Ucrânia e pior, a estuprarem milhares de mulheres (mais de 5 mil) e sequestrarem mais de 15 mil crianças para serem russificadas (criadas por russos). Não sei de americanos estuprando mulheres no Iraque, ou de criancas sequestradas no iraque para serem criadas como emericanas nos estados unidos, alias nem sei de americanos derrubando aviões comerciais, como russos derrubaram agora pela terceira vez um avião comercial matando civis inocentes. Enfim os americanos estão errados quanto ao Iraque e tantas outras coisas mas os russos além de estarem errados na invasão da Ucrânia cometem crimes contra a humanidade, contra mulheres, crianacs e civis inocentes. Agora eu quero ver vc defender aí estupros de mulheres, como eu citei.
Nos ¨nossos olhos¨??? Tu ¨Goza¨ com os paus dos russos tambem???
Os Russos, Respeitam as Regras que ditam até mesmo as ¨Guerras¨???? Por que os Noruegueses ¨deveriam¨ salva-los??? Poderia ser uma ¨armadilha¨…..ou não???