Navio transportando novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB) chega em dois dias ao Porto de Navegantes, Santa Catarina

Kelly
por
-
18-09-2020 11:32:22
em Indústria Naval, Portos e Estaleiros
Navio transportando novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB) chega em dois dias ao Porto de Navegantes, Santa Catarina Caça da Força Aérea Brasileira (FAB)/Imagem: Divulgação

A embarcação, que partiu da Suécia, segue rumo ao Brasil com novo caça SAAB Gripen NG da Força Aérea Brasileira (FAB) que irá reforçar a defesa do poder aéreo nacional

O novo caça Gripen NG da Força Aérea Brasileira (FAB) está cada vez mais próximo da costa brasileira. O navio que leva a aeronave é o Elke e deixou aa Suécia no primeiro dia de setembro, com previsão de chegada em Santa Catarina porto de Navegantes, em Santa Catarina, no dia 20 de setembro às sete horas da manhã, conforme o portal Marine Traffic.

Leia outras notícias

O navio possui 138 metros de comprimento está trazendo no seu compartimento de carga a aeronave militar para a Força Aérea Brasileira. O caça é um modelo de um só lugar e terá na FAB a matrícula FAB4100.

De acordo com o portal Aeroin, o caça estaria sendo transportada por mar através de navio devido a ainda não estar certificado, além de não possuir uma sonda de reabastecimento, o que dificultaria a travessia do oceano Atlântico.

A saga do Gripen brasileiro trouxe muitas esperanças à FAB em manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional mediante às ameaças potenciais do novo cenário global.

Com o Gripen NG instituído, programado para ocorrer em 2021, a Força Aérea Brasileira deverá realizar a defesa dos 22.000.000 Km² de território com objetivo de salvaguardar assim os interesses do país.

Antes que isso aconteça, ao passo que o primeiro caça Gripen “pousar” em solo brasileiro, o trabalho da FAB será intenso na certificação completa do dispositivo que será submetido a diversos ensaios de voo em Gavião Peixoto (SP), e nos diferentes climas e situações reais de combate no Brasil, segundo portal DefesaTV.

Você pode acompanhar a posição exata do navio Elke que transporta avião da FAB pelo site MarineTraffic clicando aqui.

Tags:
Kelly
Engenheira de Petróleo especialista em Eficiência Energética e pós-graduada em Engenharia Civil; Possui experiência em atividades na indústria petrolífera onshore. Entre em contato para sugestões de pauta, postar vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.