Início Volvo vai instalar 13 pontos de recarga de carros elétricos rápidos em ruas brasileiras

Volvo vai instalar 13 pontos de recarga de carros elétricos rápidos em ruas brasileiras

16 de dezembro de 2021 às 12:11
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Volvo - carregadores de carros elétricos - carros elétricos -
Carregadores rápidos da Volvo estarão presentes em mais de 3 mil quilômetros de rodovias brasileiras (Imagem: Volvo/ Divulgação)

Fabricante sueca decide instalar uma rede de carregadores para carros elétricos no Brasil. Volvo garante fácil acesso aos pontos de recarga rápida e pretende estender essa rede por todo o país    

A Volvo anunciou na última quarta-feira, 15, que irá instalar cerca de 13 carregadores elétricos rápidos, destinados à carros elétricos em rodovias no Brasil. De acordo com o planejamento da Volvo, os postos de recarga rápida serão instalados inicialmente em rotas específicas que interligam a cidade de São Paulo a outras cidades e capitais, tais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.

Leia outras notícias relacionadas

Fácil acesso aos pontos de recarga de carros elétricos

Carregador do XC40 Recharge Pure Eletric (Imagem: Volvo/ Divulgação)

De acordo com a Volvo, os pontos de carregadores de carros elétricos serão colocados em locais de fácil acesso, como redes de restaurantes de estrada. Duas delas são a Graal e a Frango Assado, muito populares nas cidades onde os primeiros pontos serão instalados.

Cada carregador terá 150 kw e será acompanhado de dois plugs tipo CCS2, ou seja, dois carros elétricos poderão ser carregados ao mesmo tempo, por um tempo médio de 35 minutos.

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

A potência dos carregadores é suficiente para recarregar até 80% das baterias e qualquer carro que tenha esse mesmo padrão de plug poderá usar o carregador.

Fases do projeto da fabricante sueca

De acordo com os executivos da Volvo, serão cinco fases de implantação de pontos de carregadores de carros elétricos e esta é apenas a primeira fase. Esse compromisso da Volvo em instalar pontos de recarga rápida fazem parte de um projeto da companhia de eletrificação da mobilidade no Brasil.

Somente nesta primeira fase, o investimento será em torno de R$10 milhões. A implantação dos carregadores de carros elétricos deverá acontecer entre março e abril de 2022.

Segundo o diretor de Marketing da Volvo no Brasil, Rafael Ugo, esse projeto visa por fim a qualquer lacuna ou desconfiança vinda das pessoas, com relação ao carregamento de carros elétricos. O anúncio da Volvo foi feito em evento comumente realizado em São Paulo e transmitido ao vivo pela internet.  

Pontos de carregamento de carros elétricos fazem parte de uma estratégia de marketing, a nível mundial, segundo Volvo

Segundo João Henrique Garbin de Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil, a fabricante sueca tomou a decisão de que não haveria um plano separado para o Brasil, pois a Volvo acredita que o caminho que estejam elaborando no momento seja o correto.

O executivo disse ainda que esse caminho foi decidido a nível mundial, mesmo que as coisas sejam diferentes no Brasil, porém a ideia é que a linha dos produtos Volvo seja a mesma para todos os países em que a marca é atuante. João Henrique foi questionado sobre as questões de repressão ou ‘lobby’, diante do cenário que está organizando no Brasil, mas o executivo relatou que é difícil dizer se existe ou não uma organização “antielétrico”, mas que é natural, fabricantes serem dotadas de alta tecnologia e concorrentes ou repressores quererem boicotar isso.

O diretor geral de operações e inovação da Volvo no Brasil concluiu sua fala dizendo que a fabricante espera contar com a sociedade e que seu foco agora é acelerar o processo de instalação de redes de carregamento de carros elétricos no Brasil.

Relacionados
Mais recentes