Uma parceria estratégica marcada pela visita de Macron a São Paulo
A Veolia, gigante global em soluções ambientais, e a Braskem, pioneira na produção de biopolímeros, elevam sua colaboração para novos patamares com um foco ambicioso: a descarbonização do complexo industrial de Triunfo, Rio Grande do Sul. Esta colaboração, reforçada durante um evento econômico relevante na presença do presidente francês Emmanuel Macron, visa implementar inovações que prometem reduzir significativamente as emissões de carbono.
Desde 2021, a parceria entre estas duas potências industriais já tem contribuído para a redução anual de 150 mil toneladas de gases de efeito estufa (GEE). Agora, com a ampliação desse acordo, espera-se que a redução de CO2e alcance mais 500 mil toneladas por ano, um marco considerável para a sustentabilidade e a luta contra as mudanças climáticas.
Compromisso compartilhado com o meio ambiente
A missão conjunta da Veolia e da Braskem vai além do âmbito empresarial, alinhando-se estreitamente com os objetivos globais de combate às mudanças climáticas. Em conformidade com o Acordo de Paris, as iniciativas desenvolvidas buscarão substituir combustíveis fósseis por alternativas energéticas renováveis na produção de vapor, essenciais para a operação da Braskem no sul do país.
- Exploração de petróleo na Margem Equatorial: 16 bilhões de barris e 326 mil empregos que podem transformar o Amapá e o Brasil
- Negócio bilionário no mar: PRIO investe US$ 1,92 bilhão e assume 40% de campo offshore gigante do Brasil após saída de empresas da China
- Nova descoberta de gás na América do Sul leva Venezuela a 300,9 BILHÕES de barris, supera Arábia Saudita, Canadá e Iraque, e deixa Oriente Médio comendo poeira!
- Governo federal aprova e petróleo do pré-sal será leiloado! Novo domínio da China?
Pedro Prádanos, CEO da Veolia Brasil, destacou a importância da sinergia entre as empresas para promover uma transição ecológica efetiva. A Veolia, com sua expertise em gestão de recursos renováveis e eficiência energética, juntamente com a Braskem, com seu compromisso com o crescimento sustentável, estão pavimentando o caminho para soluções industriais ecoeficientes e de alto impacto.
Avanços significativos na transição energética
Os esforços colaborativos têm o potencial de transformar radicalmente a matriz energética do polo industrial de Triunfo, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e minimizando a pegada de carbono da Braskem. Gustavo Souza Checcucci, diretor de energia e descarbonização industrial da Braskem, ressaltou a importância desta parceria para alcançar metas ambiciosas de sustentabilidade e destacou o papel crucial da Veolia na aceleração deste processo.
Este acordo, firmado em um contexto de reflexão e iniciativa por uma economia de baixo carbono, não apenas beneficia as metas de descarbonização mas também reafirma a urgência e a prioridade de ações climáticas entre governos e indústrias, tanto no Brasil quanto na França.
As ações já implementadas e as que estão em curso entre a Veolia e a Braskem ilustram um comprometimento efetivo com o desenvolvimento sustentável, destacando a capacidade de ambas as empresas em liderar pelo exemplo no que tange à responsabilidade ambiental.
Sobre a Veolia
A Veolia se posiciona como líder indiscutível na revolução ecológica global, atuando em todos os continentes com soluções inovadoras para os desafios de água, resíduos e energia enfrentados por cidades e indústrias. Em 2023, a empresa não só forneceu serviços essenciais de água potável e saneamento para centenas de milhões mas também gerou uma quantidade significativa de energia renovável e tratou milhões de toneladas de resíduos, reafirmando seu compromisso com um futuro mais sustentável.
Sobre a Braskem
Com um foco incansável na sustentabilidade e inovação, a Braskem se dedica a contribuir para a Economia Circular, melhorando a qualidade de vida através de soluções químicas e de plástico sustentáveis. Com presença global e um portfólio diversificado, a Braskem atende a uma vasta gama de setores, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inovação no campo da química e dos materiais.
Fonte: Roberta Lopes.