Vale estuda exploração de minério de ferro por mina subterrânea em Itabira – MG

Valdemar Medeiros
por
-
22-01-2021 09:50:51
em Indústria e Construção Civil
Vale - MG - minério de ferro Mina subterrânea de Itabira – MG

A mineradora Vale quer explorar uma mina subterrânea de minério de ferro nos próximos anos em Itabira – MG

A ideia do projeto de mineração subterrânea de minério de ferro da líder de mercado Vale nas proximidades de Itabira – MG já vem sendo analisado pela estatal há um certo tempo, porém apenas recentemente a Rádio Peão, afirma que o projeto sairá finalmente do papel.

Leia também

Futuro da mineração subterrânea da Vale

O setor da mineração de minério de ferro vivenciou, nos últimos anos, vários desafios econômicos e desastres ambientais, principalmente no que diz respeito à mineradora Vale e os desastres.

Hoje a indústria da mineração está experimentando um renascimento e um renovado senso de confiança. Esta retomada de crescimento foi marcada pela convenção da Prospectors and Developers Association of Canada, ocorrida em Toronto, nos dias 4 a 7 de março de 2020 onde reuniu mais de 25.606 pessoas.

No Brasil, a mineração a céu aberto tem seu foco principal no minério de ferro que representa cerca de 12% das reservas mundiais. Já o potencial da mineração subterrânea da Vale em MG é pouco conhecido, tanto em relação ao mercado de trabalho quanto ao número de extrações de minérios e gemas em atividade no país.

Indústria de minério de ferro brasileira em ascensão, MG no radar

A substância mineral mais explorada nas minas subterrâneas do Brasil é o ouro com 22 minas, seguida das gemas e quartzo com 21 minas e carvão com 10 minas em Santa Catarina.

Geralmente, os métodos e processos utilizados na produção das minas subterrâneas brasileiras são modernos, estando próximos, em termos de segurança e métodos de lavra, aos países de referência (Suécia, Finlândia, Canadá, Chile, África do Sul e Austrália).

Os países de referência concentram o maior número de minas, universidades, instituições de pesquisa, fornecedores de equipamentos e conhecimentos relativos ao contexto da mineração subterrânea. As empresas do Brasil buscam acompanhá-los e desenvolver as mesmas condições.

“Os estudos da Vale para aumento do aproveitamento das reservas indicadas estão em constante evolução. Esses estudos levam em consideração aspectos tecnológicos ambientais, legais e sociais. Após conclusão de viabilidade, os resultados serão submetidos ao processo de obtenção das licenças requeridas para a continuidade de qualquer empreendimento da empresa”, responde por meio de sua assessoria de imprensa.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.