Menu
Início Usina solar fotovoltaica de 393 MW no Piauí vai gerar mais de 1.200 postos de trabalho

Usina solar fotovoltaica de 393 MW no Piauí vai gerar mais de 1.200 postos de trabalho

11 de outubro de 2023 às 13:33
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Usina solar fotovoltaica de 393 MW no Piauí anuncia a chegada de mais de 1.200 postos de trabalho
Foto: Freepexels

Piauí recebe investimento milionário para a construção de uma nova usina solar fotovoltaica. O empreendimento promete gerar 1.200 postos de trabalho no município de Ribeiro Gonçalves.

O município de Ribeiro Gonçalves, situado no estado do Piauí, está construindo uma usina solar fotovoltaica de 393 MW de potência. No total, o empreendimento no estado nordestino criará mais de 1.200 postos de trabalho. O Grupo Cobra Brasil, empresa da Espanha, é a responsável pelo projeto.

Usina solar fotovoltaica no Piauí produzirá mais energia que barragem de Boa Esperança

Os representantes do Grupo Cobra Brasil apresentaram ao governador Rafael Fonteles, na última quinta-feira (05), o andamento dos serviços, que, atualmente, conta com 100 pessoas da região para trabalhar no canteiro de obras.

Artigos recomendados

De acordo com Fonteles, o sistema da usina solar, quando estiver em funcionamento, produzirá mais energia que a barragem de Boa Esperança. Em breve, o governador visitará as obras deste empreendimento que está em construção e gerando milhares de postos de trabalho. A usina solar fotovoltaica de 393 MW é maior do que a usina de Boa Esperança, que foi uma revolução energética para o estado do Piauí na década de 70.

O diretor de operações do grupo Cobra Brasil, José Carlos Hernandez, detalhou que já deram início aos primeiros trabalhos no canteiro de obras. A estimativa do começo das atividades do parque solar é para novembro de 2024. Segundo Hernandez, a empresa veio apresentar ao governador o avanço das obras em Ribeiro Gonçalves. Está sendo desenvolvido há três anos.

Mais de 100 postos de trabalho já foram preenchidos, maquinário e a empresa deu início, no mês de agosto, às obras de supressão ambiental, que são necessárias para cumprir o objetivo de entregar energia no fim do próximo ano. Posteriormente, será iniciada a terraplanagem e montagem da estrutura e, se tudo der certo, até novembro do próximo ano, estará tudo funcionando.

Empresa totaliza investimento de R$ 4 bilhões no Piauí

O governador do Piauí reforçou ainda o potencial do estado na geração de energias renováveis, em especial a solar. São investidores espanhóis que também descobriram o potencial do estado na geração de energia fotovoltaica.

Desta forma, sempre acredita que o Piauí será líder cada vez mais na produção de renováveis. Jaime Llopis, CEO do Cobra Brasil, defendeu a importância de atuar em um estado como o Piauí, assim como sobre as oportunidades e retornos que a usina trará para a população.

Segundo o executivo, está sendo reforçado o compromisso com o estado, nessa seara de geração limpa que é tão importante. Gerar energia não é apenas gerar eletricidade, é gerar postos de trabalho, educação, prosperidade, saúde, é muita coisa que saem dos painéis. Além de Ribeiro Gonçalves, o grupo Cobra Brasil possui empreendimentos de energia solar no município de Cristino Castro. No total, as obras da empresa representam um investimento de R$ 4 bilhões.

Piauí é o terceiro estado no ranking de produção de energias renováveis

Em julho deste ano, o Piauí reforçou sua posição de destaque no cenário energético do país, ocupando o terceiro lugar do país tanto na produção de energia eólica quanto na produção de energia solar, segundo relatório do mês de junho da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Desta forma, o estado se fortalece como referência nacional na geração de energia renovável. Na produção de energia solar, na modalidade de geração centralizada, que compreende os grandes empreendimentos, a produção é de 1,46 GW em operação, além de 867,22 MW em construção e com previsão de gerar mais 13,14 GW a construir.

Atualmente, neste setor, o Piauí possui 50 usinas solares fotovoltaicas em operação, 27 em fase de construção e 337 ainda por construir.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar