Usina de energia solar é inaugurada no estado de São Paulo com capacidade de geração de 1 MW

Roberta Souza
por
-
03-02-2021 15:24:26
em Energia Renovável
Usina, energia solar, São Paulo

A Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, inaugurou ontem uma nova usina de energia solar

A Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, inaugurou em Orindiúva a primeira usina fotovoltaica do plano de geração distribuída da empresa. A usina solar tem capacidade de 1 megawatt (MW) e potencial anual de geração de energia de 1,9 milhão de quilowatts-hora (kWh). Esse montante é suficiente para abastecer 780 casas, respondendo por 44% do município do interior do estado.

ANÚNCIO

Leia ainda outras notícias do dia:

Marcos Penido, secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, disse que “Hoje, com esse exemplo da usina fotovoltaica, nós estamos trabalhando dentro da renovação da nossa matriz energética, de trazer energia renovável, energia limpa, gerando menos poluição, menos emissão de carbono, e trazendo eficiência no gasto público”.

A energia produzida na usina de Orindiúva será utilizada para compensar os créditos do consumo de energia elétrica das estações de tratamento de água e esgoto da Sabesp da cidade e de outros seis municípios da região. A alta taxa de radiação solar local, com média superior a 5,0 kWh / m² / dia por ano, é um dos fatores positivos que tornaram este projeto possível.

O diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga, falou que “Esse processo da energia distribuída através das usinas fotovoltaicas é algo absolutamente inovador que a Sabesp traz para o mercado de saneamento. Uma solução interessantíssima tanto do ponto de vista ambiental quanto do ponto de vista econômico. A Sabesp trabalha com inovação, trabalha com preocupação ambiental, com preocupação de governança e com a questão social”.

Alceu Segamarchi Junior, diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente da Sabesp, afirmou que “Isso só reforça o compromisso da Sabesp com o meio ambiente e inova mais ainda nesse quesito. A Sabesp, que é a primeira empresa de saneamento do Brasil e uma das maiores do mundo, certamente é a primeira em inovação, em investimento em fontes alternativas de energia limpa”.


⇒ Participe dos nossos grupos do Telegram e fique atento a todas as notícias do mercado de energia, empregos, projetos e outros assuntos microeconômicos do Brasil. Nossas informações sempre são direto das fontes e atualizadas. Acesse o Nosso Telegram aqui.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos