O Uruguai planeja fechar uma parceria com o Brasil focada no avanço do transporte aéreo. O acordo de céus abertos entre os países deve ser realizado em breve, após negociações com a Argentina.
O Diretor de Transporte Aéreo do Ministério dos Transportes e Obras Públicas do Uruguai (MTOP), Daniel Olmedo, declarou que o grande objetivo é avançar com um acordo de céus abertos com o Brasil. Segundo informações, essa afirmação foi realizada logo após a assinatura de um acordo de céus abertos entre Uruguai e a Argentina.
O que é um acordo de céus abertos?
O acordo entre Uruguai e Argentina marcou um grande avanço em termos de conectividade para o país sul-americano, que perdeu uma parte significativa de voos durante a pandemia. O acordo de céus abertos é um acordo que permite o livre mercado no transporte aéreo de passageiros, cargas, serviços e voos charter.
O primeiro acordo de Céus abertos foi assinado em 1992 entre os EUA e a Holanda. Já o Brasil, atualmente faz acordos pontuais com outros países visando proteger as companhias aéreas brasileiras. Grande parte do acordo de céus abertos incluem competição, preços determinados pelas forças do mercado, competição igual e Justa para competir, marketing cooperativo e segurança
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Segundo o diretor do órgão do Uruguai em entrevista, o país está em um ponto muito ao sul e com tráfego de passageiros não muito importante. Olmedo destaca ainda que essas características impedem que o Uruguai seja um destino atraente para países além dos da região. Contudo, com acordos com Chile e Paraguai e outros tratados parciais, a exemplo do Equador, a assinatura de um acordo de céus abertos com o Brasil surge agora como principal objetivo.
O Subsecretário de Transporte e Obras Públicas, Juan Olaizola, salientou que o tratado entre Uruguai e Argentina permite que todas as companhias aéreas voem livremente entre os aeroportos dos dois países, mudança substancial para a conectividade.
Uruguai ainda se recupera da pandemia no transporte aéreo
Olaizola destaca ainda que a recuperação pós-pandêmica ainda é um processo em andamento. No último ano, foi lançada uma recuperação de 20%. De qualquer forma, o Uruguai ainda está com 200 mil passageiros abaixo do que possuía em 2019.
Aos moldes dos tratados de céus abertos já assinados, e em relação a este objetivo, o subsecretário lembrou que uma vez que todos os aeroportos internos do Uruguai estejam recondicionados, será possível ter um cenário melhor para recuperar mais passageiros.
É importante lembrar que, em março, o Brasil e a Argentina firmaram um acordo de céus abertos para a aviação comercial, acabando com o limite de voos de passageiros e de aviões cargueiros, segundo informações do Ministério das Relações Exteriores.
Saiba mais sobre o acordo entre Brasil e Argentina no transporte aéreo
Representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Administração Nacional de Aviação Civil da Argentina firmaram, em março, em Buenos Aires, um Memorando de Entendimento para ampliar a disponibilidade de voos entre os países. O documento estabelece o chamado acordo de céus abertos, que reduz a burocracia para operação de rotas aéreas entre Brasil e Argentina e elimina o limite, até então vigente, de 170 voos semanais.
Segundo a ANAC, a medida dará mais flexibilidade às empresas para planejarem suas operações, podendo levar ao aumento da oferta dos serviços e à ampliação da concorrência nas rotas que ligam Brasil e Argentina. Nos períodos de alta temporada turística, por exemplo, é normal que empresas argentinas solicitem voos extras em direção ao litoral brasileiro.
No inverno, por sua vez, empresas brasileiras procuram ampliar a oferta de assentos para destinos ligados à neve na Argentina. O memorando de entendimento também amplia a permissão para operações de serviços cargueiros, permitindo que as empresas aéreas dos dois países realizem transporte de carga internacional sem exigir que a operação termine ou comece no país de origem da empresa.