MENU
Menu
Início Urgente: mais de 470 vagas para quem possui ensino fundamental são oferecidas para o curso gratuito de eletricista de sistemas de energias renováveis 

Urgente: mais de 470 vagas para quem possui ensino fundamental são oferecidas para o curso gratuito de eletricista de sistemas de energias renováveis 

3 de outubro de 2023 às 20:35
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
vagas, curso, eletricista
Foto: Reprodução G1

IFNMG oferece curso gratuito de eletricista de sistemas de energias renováveis: inscrições abertas, faça já a sua!

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) abriu novas portas para quem deseja ingressar no mercado de energias renováveis. Com a oferta do curso gratuito de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, o IFNMG está oferecendo 478 vagas em diversos campi da região. As inscrições, que são gratuitas, começam no dia 4 de outubro e estão abertas para maiores de 18 anos com ensino fundamental I completo, de acordo com o site G1.

Os alunos que participarem deste curso de eletricista terão a oportunidade de aprender sobre dimensionamento, supervisão, especificação, instalação, operação e manutenção de sistemas fotovoltaicos, de acordo com as normas técnicas e de segurança. O curso visa formar profissionais qualificados para trabalhar com sistemas fotovoltaicos, uma área em crescimento no mercado de energia renovável.

Artigos recomendados

A carga horária total do curso de eletricista é de 200 horas, a serem cumpridas ao longo de três meses, de novembro a fevereiro. As aulas incluem componentes teóricos e práticos, sendo realizadas no período noturno, de segunda a sexta-feira. O curso será ministrado neste e no próximo ano, proporcionando aos alunos uma base sólida em sistemas de energia renovável.

Inscrições para as vagas no curso gratuito de eletricista

As inscrições para o curso devem ser realizadas por meio do preenchimento de um formulário eletrônico específico para o campus desejado, uma vez que o curso é presencial e ministrado em diferentes locais. Os candidatos também devem anexar documentos de identificação com foto, CPF e histórico escolar ou atestado/declaração de conclusão do ensino fundamental I.

Caso o número de pré-matrículas e inscrições seja maior do que o número de vagas disponíveis, a seleção será realizada por sorteio. Esse sorteio será conduzido online e transmitido ao vivo pelo perfil oficial do IFNMG no YouTube. O vídeo estará disponível posteriormente para consulta dos candidatos. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO NAS VAGAS DO CURSO DE ELETRICISTA.

Reserva de vagas para mulheres e campi que o curso está disponível

Uma novidade nesta oferta do curso é a ampliação das vagas para mulheres. Anteriormente em 20%, agora as mulheres têm direito a 30% das vagas. Essa medida visa promover a igualdade de gênero e incentivar a participação feminina em áreas tradicionalmente dominadas por homens, como a energia renovável.

O curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis está disponível nos seguintes campi do IFNMG:

  • Campus Almenara: 79 vagas (23 vagas reservadas para mulheres);
  • Campus Araçuaí: 80 vagas (24 vagas reservadas para mulheres);
  • Campus Arinos: 80 vagas (24 vagas reservadas para mulheres);
  • Campus Diamantina: 80 vagas (24 vagas reservadas para mulheres);
  • Campus Januária: 80 vagas (24 vagas reservadas para mulheres);
  • Campus Salinas: 79 vagas (23 vagas reservadas para mulheres);

O IFNMG está comprometido em oferecer uma oportunidade valiosa para a formação de profissionais no setor de energias renováveis, contribuindo para um futuro mais sustentável e diversificado no campo da energia.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR