Menu
Início Turbina eólica voadora inédita gera eletricidade no ar pela metade do preço dos modelos convencionais

Turbina eólica voadora inédita gera eletricidade no ar pela metade do preço dos modelos convencionais

5 de junho de 2023 às 12:57
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Turbina eólica voadora inédita gera eletricidade no ar pela metade do preço dos modelos convencionais
Foto: Kitekraft/Divulgação

Empresa desenvolve nova turbina eólica que voa e pode revolucionar o mercado de energia eólica residencial. O modelo promete ser mais silencioso e acessível.

Todos nós já vimos as turbinas eólicas que geram energia renovável atualmente e elas são grandes estruturas, tipo moinhos, que se esticam rumo ao céu. Entretanto, com o futuro chegando, estas grandes estruturas de energia eólica poderão ser completamente diferentes. A empresa alemã Kitekraft propõe aerogeradores que mais se assemelham com papagaios presos por um fio.

Nova turbina eólica no ar utiliza 10 vezes menos material

Pode-se dizer que esta tecnologia, chamada Airborne Wind Power System, é no mínimo inovadora. São kits com oito pequenas turbinas que, ao girar, geram energia renovável. Presos por um fio, que serve também para enviar a energia elétrica gerada para a rede ou para baterias, esses kits se movimentam no ar realizando um oito.

Artigos recomendados

Quando não está ventando, a estrutura fica na base, no chão, levantando voo apenas quando é necessário produzir energia. Nessa altura, levanta voo como um carro voador elétrico e quando o fio que liga à terra fica esticado, começa a andar cada vez mais rápido, gerando eletricidade.

Demonstração da turbina eólica da Kitekraft

A tecnologia apresentada pela empresa conta com várias vantagens relativamente às turbinas eólicas mais comuns.

Esta turbina eólica  no ar exige cerca de 10 vezes menos material para serem produzidas, a instalação é mais simples, desta forma ficam ainda mais baratas, são quase invisíveis pois só vão ao ar quando há vento e são produzidas em alumínio que é facilmente reciclável.

Após vários testes e algumas adaptações em seu design, a Kitekraft anunciou que está entrando numa nova fase para desenvolver uma versão comercializável da turbina eólica no ar.

Outras propostas de turbinas eólicas inovadoras

Esta não é a única proposta geral para a produção de energia eólica. Entre as mais interessantes, estão as turbinas eólicas com um formato diferente da empresa Windcredible, de Portugal. A ideia não era desenvolver mais uma solução para os grandes parques de geração eólica, mas sim, apresentar uma estrutura que pudesse estar no telhado de um prédio ou no quintal de uma casa.

No fundo, tornar a energia eólica acessível a todos da mesma maneira que os painéis solares também o são atualmente.

Turbina eólica da Windcredible/Divulgação

As turbinas eólicas da empresa possuem duas particularidades que as tornam bastante atrativas. Elas são muito silenciosas, algo que é essencial, visto que ficam instaladas próximo a casas, e contam com baixos custos operacionais, com requisitos de manutenção mínimos.

Desta forma, são uma opção rentável para os clientes. A equipe da Windcredible está agora desenvolvendo a conectividade Internet das Coisas (IoT) de forma a que seja possível monitorar e controlar estas turbinas eólicas a partir de um smartphone ou computador.

Energia eólica se expande no mundo inteiro

Um recorde de 680 GW de capacidade de energia eólica deve ser instalado no mundo até 2027, entretanto os formuladores de políticas devem garantir que os gargalos da cadeia de suprimentos não reduzem o crescimento da fonte e coloquem em risco o cumprimento das metas climáticas, de acordo com um relatório do setor divulgado em março.

O relatório do Conselho Global de Energia Eólica afirmou que as políticas definiram o cenário para a acelerada implantação de energia eólica onshore e offshore, com a expectativa de que a indústria instale 136 GW por ano até o ano de 2027. 

No último ano, a capacidade instalada de energia eólica expandiu 78 GW globalmente em relação a 2021, para 907 GW. Entretanto, o ritmo de novas instalações eólicas caiu 17% em relação ao ano anterior. Os EUA foram os principais responsáveis por esse retrocesso, apesar de também haver redução na América Latina.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar