Turbina eólica offshore mais potente do planeta passa por teste de furacão e resultado é comemorado

Fábio Lucas
por
-
03-05-2021 18:25:02
em Energia Renovável
Energia eólica - offshore - turbina Foto: GE


Turbina eólica offshore mais poderosa do planeta recebeu um importante certificado que comprova a sua eficiência e segurança até nos ambientes mais severos

A  Haliade-X, turbina eólica offshore mais poderosa do mundo, chamou a atenção da mídia desde do começo do seu projeto. A turbina é uma gigante da engenharia e tecnologia, aumentando o desempenho e produzindo muito mais energia eólica offshore do que os seus concorrentes menores. O novo super produto da GE Renewable Energy  tem incríveis 243 metros de altura, em que, mesmo assim, passou por testes de tufões/furacões.

A Haliade-X possui capacidade de geração de 14 MW, 13 MW ou 12 MW, além de pás de 107 metros. Os modelos de 12 MW e 13 MW passaram por um rigoroso testes de tufões e furacões (tufões/furacões são basicamente a mesma coisa). Os turbinas foram aprovadas pela DNV, gigante global de certificações e segurança. A empresa deu nota T para a Haliade-X. Com isso, a turbina eólica é capaz de operar com alta eficiência mesmo em condições climáticas muito adversas à normalidade.

A DNV destacou que a certificação de tufões/furacões é fundamental para mercados emergentes de energia eólica offshore. A empresa afirmou que as turbinas eólicas precisam ser capazes de suportar condições extremas. 

Vincent Schellings, diretor de tecnologia da GE Renewable Energy, comemorou a certificação dada a Haliade-X: “Com isso, nossas equipes continuarão construindo um impulso comercial em novos locais onde o Haliade-X pode fazer uma diferença real na transição energética”, disse. 

Energia eólica - offshore - turbina
Foto: GE

Os testes simulando tufões nas turbinas eólicas são de importância crítica em mercados eólicos offshore emergentes, como Taiwan, Japão, Coréia, bem como partes dos Estados Unidos”, concluiu o diretor. ”As turbinas eólicas precisam ser projetadas para essas condições ambientais locais extremas para apoiar os planos ambiciosos de desenvolver projetos eólicos offshore de vários megawatts”, declarou Kim Sandgaard-mork, ice presidente da DNV. 

Diferencial no mercado de energia solar

O tamanho da Haliade-X faz com que ela seja bem mais eficiente, se comparado com suas concorrentes. A combinação de rotor maior e pás mais longas fazem com que ela seja bem mais sensíveis as variações da velocidade do vento. A empresa afirma que a Haliade tem a capacidade de gerar mais energia do que qualquer outro concorrente, mesmo com o vento fraco.

O protótipo da Haliade-X, que opera 13 MW, estabeleceu o novo recorde ao gerar gerar 312 MWh de energia contínua em um dia. A GE Renewable Energy assinou um acordo para fornecer 190 turbinas eólica Haliade-X 13 MW, que serão colocadas a uso na Bank A e Dogger Bank B, na costa da Inglaterra. 

Economia para os seus clientes

A turbina eólica offshore da GE também promete gerar uma enorme economia para os seus clientes. A fabricação muito mais barata e os ciclos de instalação e manutenção são os principais motivos da turbina ser bem econômica a médio e longo prazo.

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.