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Trilhos em ferrovias abandonadas viram espaço para instalação de painéis solares

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 13/03/2025 às 15:23
França aposta em painéis solares sobre trilhos de trem para gerar energia renovável. Será essa a solução ideal para um futuro sustentável?
França aposta em painéis solares sobre trilhos de trem para gerar energia renovável. Será essa a solução ideal para um futuro sustentável?

País segue Suíça e instala painéis solares em trilhos de trem! Com potencial gigante, o projeto pode revolucionar a energia renovável. Imagine estradas e ferrovias gerando eletricidade em grande escala!

A busca por fontes de energia renovável está levando países a investirem em soluções inovadoras para aproveitar ao máximo o espaço disponível.

Na França, um novo projeto pretende transformar trilhos ferroviários em verdadeiras usinas solares, gerando eletricidade sem comprometer o meio ambiente.

Inspirada por uma iniciativa semelhante na Suíça, a operadora ferroviária francesa SNCF está testando a viabilidade da instalação de painéis solares sobre os trilhos, o que pode representar um avanço significativo para a transição energética do país.

Painéis solares ocultos: uma solução eficiente

Batizado de Projeto Solveig, o plano foi desenvolvido pela SNCF por meio de sua subsidiária AREP e consiste na instalação de painéis solares diretamente sobre trilhos ferroviários.

Com uma rede de 32 mil quilômetros de linhas sob sua administração, a operadora pode criar um enorme parque solar caso a iniciativa seja bem-sucedida.

O projeto piloto já está em andamento, com oito painéis instalados no centro técnico de Achères, onde serão testados por seis meses para avaliar sua eficiência e resistência.

O diferencial dessa abordagem é a forma de instalação dos painéis.

A tecnologia utilizada permite que os módulos fotovoltaicos sejam implantados sem necessidade de obras complexas ou fundações profundas, tornando a instalação rápida e de baixo custo.

Os painéis são fixados diretamente nos trilhos e mantidos no lugar por suportes que impedem deslocamentos causados pelo vento ou vibrações.

Armazenamento e transporte facilitados

Para tornar o sistema ainda mais eficiente, os equipamentos necessários para a conversão e armazenamento da energia gerada são acondicionados em contêineres modulares ISO.

Esses contêineres funcionam como unidades móveis de distribuição de energia e podem ser transportados para onde houver maior necessidade.

Segundo a AREP, esse formato traz benefícios tanto para a implantação dos painéis quanto para a remoção, tornando o projeto flexível e adaptável a diferentes regiões.

A instalação dos painéis também é simplificada por um braço mecânico automatizado, que os descarrega e posiciona diretamente sobre os trilhos.

Como a estrutura não interfere na infraestrutura ferroviária, a tecnologia pode ser aplicada em larga escala sem comprometer a operação dos trens.

Energia para consumo interno e a rede elétrica

O principal objetivo do Projeto Solveig é alimentar a própria infraestrutura da SNCF, garantindo uma fonte de eletricidade sustentável para estações e instalações técnicas.

Além disso, há o potencial de expandir a iniciativa para gerar energia para a rede pública, especialmente em trechos ferroviários desativados.

A SNCF opera uma das maiores redes ferroviárias elétricas do mundo, com 80% de seus trens nacionais movidos a eletricidade, e tem a meta de adicionar 1.000 megawatts (MW) de capacidade solar até 2030.

Caso o projeto seja expandido para todo o território francês, ele poderá representar uma contribuição significativa para a transição energética do país, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e otimizando o uso de áreas subutilizadas.

França aposta em painéis solares sobre trilhos de trem para gerar energia renovável. Será essa a solução ideal para um futuro sustentável?. (Imagem: Xataka)

Próximos passos e desafios

Embora o potencial da iniciativa seja promissor, ainda há desafios a serem superados.

A SNCF precisa comprovar que os painéis solares sobre trilhos são viáveis economicamente e eficientes em termos de geração de energia.

O projeto piloto servirá para identificar possíveis limitações e ajustes necessários antes da ampliação em larga escala.

Outro desafio envolve a manutenção e durabilidade dos painéis em condições adversas.

Como estarão expostos ao tráfego ferroviário, mudanças climáticas e outras interferências, será necessário garantir que o sistema resista ao longo do tempo sem comprometer sua eficiência.

Se os testes forem bem-sucedidos, a SNCF poderá expandir a tecnologia para outras regiões da França e até exportá-la para outros países interessados em soluções inovadoras para a geração de energia limpa.

Tendência global de integração solar

A ideia de integrar painéis solares a infraestruturas já existentes não é nova.

Na Suíça, um projeto semelhante já está em andamento, e os painéis solares também estão sendo testados em muros ao longo das estradas.

Outros países europeus, como Alemanha e Holanda, têm investido em coberturas solares para rodovias e ciclovias, aproveitando espaços urbanos para aumentar a capacidade de geração de energia renovável.

Diante da urgência da crise climática e da necessidade de reduzir emissões de carbono, soluções como o Projeto Solveig mostram que a inovação pode transformar até mesmo estruturas tradicionais, como trilhos ferroviários, em fontes de energia sustentável.

Se expandido globalmente, esse modelo pode representar um avanço na forma como o mundo aproveita suas infraestruturas para produzir eletricidade limpa.

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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