Tribunal de Justiça do Maranhão implanta usina de energia solar com 12.500 placas fotovoltaicas

Valdemar Medeiros
por
-
21-04-2021 17:04:59
em Energia Renovável
energia solar - maranhão - Tribunal de justiça - usina - fotovoltaicas Energia Solar Fotovoltaica | Suntag Energy do Brasil

Voltado para a sustentabilidade do país e do estado, o Tribunal de justiça irá instalar uma usina de energia solar com 12.500 placas fotovoltaicas em uma área de 70 mil metros quadrados, disponibilizada pelo Governo do Estado do Maranhão.

Com foco na sustentabilidade, o Tribunal de Justiça do Maranhão irá instalar uma Usina de energia solar, que irá garantir uma economia significativa dos custos com energia elétrica com seu funcionamento, fazendo com que a utilização de recursos públicos seja mais eficaz. A usina fotovoltaica terá sua instalação em uma área na estrada que faz ligação a cidade de São Luís ao município de São José de Ribamar. A área foi cedida pelo Governo do Estado do Maranhão e possui um extensão de 70 mil metros quadrados.

Leia também

A área cedida pelo governo do Estado do Maranhão recebeu uma visita do desembargador Lourival Serejo, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, e também do desembargador Jorge Rachid, presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Maranhão, de Simplício Araújo, secretário estadual de Indústria, Comércio e Energia, de Mario Lobão, diretor-geral do TJMA, de Patryckson Santos e assessores do Judiciário.

Palavras das autoridades durante a visita

Energia Solar no Maranhão

Simplício Araújo, secretário estadual de indústria, Comércio e Energia, durante a visita, afirmou o apoio do Governo do Estado do Maranhão em relação à iniciativa da usina de energia solar do Tribunal de Justiça.

Segundo Lourival Serejo, presidente do Tribunal de Justiça, a energia solar fotovoltaica é a melhor fonte de energia limpa e renovável, quando se trata de sustentabilidade, pois a usina solar não traz nenhum tipo de poluição ou degradação ao meio ambiente.

A área do tem um tamanho suficiente para portar a grandeza do projeto fotovoltaico e possui características ideais para a absorção de energia solar, afirmou o desembargador Jorge Rachid, presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TJMA.

Sobre o projeto das 12.500 placas fotovoltaicas

Segundo Patryckson Santos, engenheiro do Tribunal de Justiça do Maranhão, o estimado é que a Usina de energia solar seja de 5 megawatts e contará com cerca de 12.500 placas fotovoltaicas, contribuindo, de forma significante, para que o Brasil cumpra a Agenda 2030, que é focado no desenvolvimento Sustentável.

O projeto global da usina prevê uma parceria institucional com o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís, além do fornecimento de energia solar. Isso irá possibilitar, aos alunos de escolas públicas, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, o acesso às instalações da usina para compreender sobre sustentabilidade e geração de energia.

Energia solar no Maranhão

O estado possui 2.825 unidades consumidoras com potência de 34MW de energia elétrica com o uso da energia solar, de acordo com a ANEEL. Em comparação com outros estados, ainda há muito a se trabalhar em energia fotovoltaica.

O estado possui 161 sistemas fotovoltaicos para cada 100 mil consumidores de energia. Outro fato importante é que cerca de 138, de um total de 217, já foram atingidos pela energia fotovoltaica, isto é, mais de 60% dos municípios.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe